Evento gratuito em São Carlos apresenta a USP aos estudantes

Dias 22 e 23 de junho, a Feira USP e as Profissões propõe atividades para ajudar estudantes na escolha da carreira

21/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 01/08/2019 as 17:23

Nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de junho, os estudantes de ensino médio e vestibulandos terão a oportunidade de conversarem pessoalmente com professores, funcionários e alunos da USP sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade no interior. É quando acontece a Feira USP e as Profissões no salão de eventos localizado na área 2 do campus da USP, em São Carlos.

Para visitas individuais e de grupos com menos de dez pessoas, não é preciso realizar inscrições previamente. Basta ir ao local entre as 9 e 17 horas para aproveitar as inúmeras atividades culturais e científicas que serão disponibilizadas, bem como visitar os estandes em que os professores, alunos e funcionários da USP estarão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Já as visitas de grupos com mais de dez pessoas devem ser agendadas até esta quarta, 21 de junho, por meio do site do evento.

Já se inscreveram 12 mil pessoas e a expectativa dos organizadores é de que a feira atraia cerca de 15 mil visitantes. Todo esse público poderá apreciar diversos robôs, participar de uma brincadeira com realidade aumentada e se divertir com jogos eletrônicos e desafios matemáticos no estande do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Lá, professores, funcionários e alunos estarão preparados para atender os estudantes e explicar as diferenças e as semelhanças entre os oito cursos de graduação oferecidos pelo instituto nas áreas de computação, matemática e estatística.

Robôs jogando futebol serão uma das inúmeras atrações da feira – Foto: Denise Casatti/ICMC

Quem passar pelo estande também vai receber o guia Faça Parte do Futuro, criado especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos. Poderá, ainda, entrar em campo com os robôs do Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Além disso, durante a feira, serão oferecidas atividades interativas, culturais e complementares, como shows e palestras, que possibilitarão aos participantes entrarem em contato com a vida universitária. Nesta quinta, às 11 horas, por exemplo, haverá uma apresentação do Coral da USP São Carlos.

No local, o visitante encontrará, ainda, informações sobre as formas de ingresso, os programas de apoio à permanência estudantil, as possibilidades de atividades extracurriculares, o mercado de trabalho, entre outras.

Uma gigante no interior

A USP oferece 66 cursos de graduação e 3.545 vagas no interior do Estado de São Paulo. Nesta edição da feira, participarão unidades de ensino e pesquisa localizadas nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Realizado anualmente, o evento conta com duas edições, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em rodízio.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), por meio do Programa USP e as Profissões, e, este ano, conta com a parceria do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC. Com informações do Jornal da USP e da Assessoria da Prefeitura do campus de São Carlos