Dolores Duran, uma mulher à frente de seu tempo

Cantora e compositora, a artista sofreu preconceitos por cantar na noite carioca, ser mulher e, ainda por cima, negra

 16/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Poucos sabem quem foi Adiléia Silva da Rocha, nascida em 7 de junho de 1930. A grande maioria a conhece pelo seu nome artístico: Dolores Duran, uma das mais talentosas  mulheres a entrar no mundo da música, o que não a livrou de ser alvo de preconceitos, pois, além de ser mulher e cantar na noite carioca, era negra. A música A banca do distinto, composta por Billy Blanco, foi feita para ela como resposta a atos de racismo que vinha sofrendo.

Nada a abateu, contudo – Dolores Duran pode ser considerada uma mulher à frente de seu tempo. Intérprete e compositora, de sua autoria constam 34 músicas. Sua vida foi narrada e transformada no livro Dolores Duran: a noite e as canções de uma mulher fascinante, escrito por Rodrigo Faour.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.