Samba de 51 anos atrás não perdeu a validade

“A Maioria sem Nenhum” está presente no álbum “Samba na Madrugada”, lançado em 1966 por Elton Medeiros e Paulinho da Viola

 18/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Dando sequência à sua série sobre canções do passado que continuam atuais, o colunista Guilherme Wisnik, em sua coluna “Espaço em Obra”, trata de uma composição de 51 anos atrás: A Maioria sem Nenhum, samba de Elton Medeiros e Paulinho da Viola, presente no álbum Samba na Madrugada, de 1966. Wisnik chama a atenção para a atualidade do refrão – “uns com tanto, outros tantos com algum, mas a maioria sem nenhum” – , que remete à realidade atual, em que os pobres, ao que parece, novamente serão responsáveis para pagar a conta de “todos os descaminhos do País”, em meio a uma revolução conservadora, “uma revanche de elite”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.