O exponencial agravamento da desigualdade nos últimos cinco anos

Os dados da desigualdade social e econômica no mundo crescem ano após ano

 30/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 07/04/2017 às 17:37

20161013_desigualdade_colunistamarilia
Escadão do Teatro Municipal – São Paulo (SP) – Foto: Gabi Sakamoto/Visual hunt

Em sua participação semanal como colunista na Rádio USP, a professora Marília Fiorillo retoma o tema da desigualdade social e econômica no mundo. Para tanto, cita a diretora do FMI, Christine Lagarde, para quem é um problema emergencial. A riqueza acumulada de 1% da porção mais abastada da população mundial, em 2015, equivalia à riqueza dos outros 99%.

Um outro dado a reforçar essa distorção mostra que as 62 pessoas mais ricas do mundo possuem o equivalente aos 50% mais pobres da população mundial (3,5 bilhões de pessoas). A diferença é ainda mais gritante quando se sabe que, em 2010, esses 50% estavam nas mãos de 388 indivíduos; cinco anos depois, esse número foi reduzido para 62.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.