EACH amplia espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP inaugurou um ginásio poliesportivo, no último dia 22 de outubro, ampliando assim o espaço para atividades físicas na Unidade, que já contava com duas quadras externas, inauguradas em novembro de 2008.

27/10/2009 - Publicado há 15 anos

Este ginásio tem 3 mil e 200 m² de área construída, possui uma quadra poliesportiva de 2 mil e 200 m² , com piso especial; e espaço com mil m² que compreende o laboratório  de biomecânica, para desenvolver pesquisas na área de movimento humano, salas de musculação, ginástica e, outras atividades físicas e recreativas, além de vestiários com chuveiro e armários.

Segundo o diretor da EACH, Dante De Rose Junior, o fator importante a ser destacado desta inauguração é o atendimento à comunidade externa à USP, que já era feito antes através de projetos como a Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), e agora poderá ser ampliado.

“Este espaço não será usado só pelos cursos de Ciências da Atividade Física, de Lazer e Turismo, e Gerontologia, mas por todos da EACH, mas inclusive por funcionários e comunidade”, destaca o diretor.“É a USP inserida, cada vez mais, na sociedade em seu papel de oferecer atividades de extensão de qualidade, indissociáveis do ensino e da pesquisa”, comentou a reitora da USP, Suely Vilela, ao falar sobre este novo espaço de ensino, pesquisa e, também recreação da EACH.

Ressaltando que tão importante quanto conceder recursos para a infraestrutura física, é garantir o pleno desenvolvimento das atividades-fim da Universidade,  a reitora lembrou que a Reitoria tem investido de maneira expressiva no provimento de recursos humanos para as Unidades. “Nesta gestão, autorizamos para a escola à contratação de 166 docentes e 153 funcionários técnico-administrativos, ambas as categorias compreendendo claros novos e reposições”, afirmou.

A forte inserção da EACH na região da zona leste pode ser percebida, pela presença de representantes da comunidade local no evento, como o sub-prefeito de Ermelino Matarazzo, Eduardo Camargo Afonso, região em que está localizada a EACH; e o padre da Paróquia de Ermelino Matarazzo, Antônio Marchiono, conhecido como Ticão.

(Foto: Ernani Coimbra)