USP sedia workshop sobre tecnologia de informação e comunicação

04/09/2009 - Publicado há 15 anos

A Universidade de São Paulo (USP), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a União Européia, em parceria com a UNB e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, promoverão, nos próximos dias 8 e 9 de setembro, o primeiro Workshop Conjunto Brasil-Unidade Européia para Cooperação em Tecnologia de Informação e Comunicação – EUBR 2009.

A iniciativa, que será promovida nas dependências da Escola Politécnica e do Centro de Computação Eletrônica, no campus da USP,

em São Paulo , visa a promover a troca de ideias e experiências, a colaboração e a pesquisa conjunta entre as comunidades acadêmicas, científicas e da indústria do Brasil e da comunidade na área de TIC.

Os principais temas abordados no evento serão a Internet do Futuro, Infraestrutra eletrônica (e-infrastructure), Microeletrônica e Sistemas Embarcados e Controle. Cada tema será desenvolvido por meio de apresentações e painéis de discussão. O evento contará com a participação de pesquisadores e profissionais da indústria da União Européia e de todo Brasil.

Durante o workshop, serão promovidas demonstrações relacionadas à Internet do Futuro, envolvendo pesquisadores brasileiros e europeus na área de música e cinema, com o intuito de mostrar como a Internet pode ser usada para fomentar a colaboração não só na área da tecnologia em si, mas também em outras áreas relacionadas às humanidades e artes.

No dia 8 de setembro, haverá uma master class de Cinema envolvendo a Escola de Comunicações e Artes da USP e a Escola Politécnica da Catalunha na Espanha. No dia 9 de Setembro, outra master class contará com a participação do pianista José Fegahli, da Texas Catholic University.

A programação completa do evento está disponível no site http://www.cce.usp.br/servicos/eubr2009/1.html.

Maiores informações podem ser obtidas com Wanessa Padilha Singh, através do telefone 11 3091-2995 e e-mail comunicacao@larc.usp.br.