USP abre inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (PASUSP)

03/08/2009 - Publicado há 15 anos

Estarão abertas, no período de 17 de agosto a 15 de setembro, as inscrições para a prova do Programa de Avaliação Seriada (PASUSP) da Universidade de São Paulo, que poderá conceder bônus de até 3% sobre a pontuação da primeira e segunda fases do vestibular da USP a alunos de escolas públicas.

A novidade desta segunda edição do PASUSP é que, além das escolas estaduais, alunos que cursem o terceiro ano do ensino médio em escolas municipais também poderão participar do programa. O anúncio foi feito pela pró-reitora de Graduação da Universidade, Selma Garrido Pimenta, hoje, dia 3 de agosto, em coletiva concedida à imprensa. “O objetivo do PASUSP é aproximar os alunos das escolas públicas da Universidade, trabalhando contra a cultura de autoexclusão enraizada na realidade do ensino público”, destacou a pró-reitora.

O PASUSP é uma das ações do Programa de Inclusão Social (INCLUSP) e consiste em uma prova com 50 testes de múltipla escolha, abrangendo disciplinas do ensino médio (português, matemática, química, física, biologia, história e geografia). Conforme o número de acertos na prova, o aluno poderá receber bônus de até 3% no Vestibular FUVEST 2010. O exame, com duração de quatro horas, será aplicado no dia 25 de outubro (domingo), às 13h, em 44 cidades do Estado (interior e Grande São Paulo) e em 20 bairros da cidade de São Paulo. A participação do aluno no PASUSP é opcional.

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente através do site da FUVEST (www.fuvest.br).

INCLUSP

O Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP), criado em 2006, reúne uma série de iniciativas para ampliar o acesso e a permanência do estudante da escola pública na Universidade, com ações antes, durante e após o vestibular.

O aluno que fez todo o ensino médio em escola pública pode solicitar isenção da taxa do Vestibular (as inscrições e orientações para solicitar a isenção vão até o dia 10 de agosto, no site da FUVEST); somar até 12% de bônus na nota da primeira e segunda fases (3% por ter realizado integralmente o ensino médio em escola pública, até 6% dependendo de seu desempenho no ENEM e 3% dependendo de seu desempenho no PASUSP); e, após o ingresso, contar com bolsas de apoio e incentivo da Universidade para auxiliar sua permanência durante os estudos.

Em 2009, o INCLUSP atingiu o nível histórico de 30,1% de alunos do ensino médio público ingressantes nos cursos de graduação da Universidade. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.usp.br/inclusp.