USP promove Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio

Para participar deste programa o aluno deverá ser inscrito pelo professor cadastrado de uma escola de Ensino Médio

 04/03/2008 - Publicado há 16 anos
Por

O Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e visa à participação dos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Paulo em atividades de pesquisa científica desenvolvidas nas diversas Unidades da USP. O programa tem o apoio financeiro do Banco Santander S/A, pelo período de 12 meses, a partir de março de 2008. 

Para a realização do Programa está sendo formalizado um convênio entre a Secretaria da Educação (SEE), a USP, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e o Banco Santander S/A.

A iniciativa cria condições para que os alunos participem de projetos de pesquisa nas áreas de exatas, biológicas e humanas, acompanhem atividades e convivam com procedimentos e metodologias adotadas em pesquisa científica, resultando em oportunidade de formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e incentivo ao preparo para a vida profissional. 

A inscrição e a seleção dos alunos e professores supervisores são de responsabilidade da Secretaria da Educação (SEE).  O processo de seleção será diretamente relacionado ao número de vagas que a USP oferece aos alunos e professores supervisores. Para participar deste programa o aluno deverá ser inscrito pelo professor cadastrado de uma escola de Ensino Médio até o dia 10 de março através do site: http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm

 O resultado da seleção será divulgado via site no dia 5 de março a partir das 16h. Em 17 de março serão iniciadas as atividades dos alunos nos laboratórios de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).

Com informações de Marianne Ramalho (Prefeitura do Campus de Bauru) e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.