Você sabe o que são e para que servem os gêmeos digitais?

Prevenir, imaginar ou simular as piores crises é o objetivo dos gêmeos digitais, que são focados na resolução de problemas complexos

 05/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

..
Gêmeo digital é um simulador de um sistema industrial que usa os dados e sensores para fazer projeção. É como se houvesse um espelho digital de um processo. Dessa forma, é possível prevenir ou imaginar as piores crises muito antes que  aconteçam. Os principais são: clima, trânsito e movimento de pessoas. A vantagem de se ter um gêmeo digital é minimizar o erro e otimizar o processo. Embora ainda esteja em protótipo, o gêmeo digital tende a tornar os produtos e serviços mais confiáveis.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.