Brasil finalmente tem seu próprio satélite de comunicações

O satélite será de uso militar, para vigiar zonas de baixa cobertura, e civil, devendo melhorar o acesso à rede de internet

 12/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 15/05/2017 as 11:59
Por

Logo da Rádio USP

Brasil lança satélite geoestacionário que gira na mesma velocidade da Terra, ou seja, fica sempre parado no mesmo lugar. O objetivo é melhorar as comunicações e o acesso à internet, principalmente nas zonas mais remotas do País. O satélite foi lançado na Guiana Francesa, devido à posição estratégica mais favorável por estar na linha do Equador e ao tradicional trânsito de tecnologia com a França.

Parte da banda será para uso militar, justamente para vigiar zonas escuras de fronteiras,  onde o País tem pouca infraestrutura e deficiência na cobertura.

Quanto ao acesso à rede, em alguns lugares deve melhorar. Principalmente em cidades que estão crescendo, como a Região Nordeste, cuja energia eólica vem transformando a realidade da população. Porém, nas grandes metrópoles, tende a não agregar valor a curto prazo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.