USP deve priorizar contribuições para a governança global

Pedro Dallari fala sobre as contribuições da Universidade para as reflexões sobre governança global relacionadas à reunião da Cúpula do G20 e à COP 30, eventos que serão realizados no Brasil em 2024 e 2025

 02/10/2024 - Publicado há 2 meses
Por

Logo da Rádio USP

O tema da coluna de hoje (2) são as contribuições da USP, como universidade pública e de destaque internacional, para as reflexões em torno de dois eventos relacionados à governança global que ocorrerão no Brasil em 2024 e em 2025: a reunião da Cúpula do G20, em novembro deste ano, e a COP 30, na cidade de Belém do Pará, no ano que vem.

“Essa reflexão é muito oportuna porque o mundo vive um contexto de crises de extrema gravidade que, pela primeira vez na história da humanidade, coloca em risco, inclusive, as condições para a sobrevivência da espécie humana no planeta. Estamos diante da crise climática decorrente do aquecimento global, mas também da crise na segurança internacional, com a retomada de conflitos armados, dos riscos da inteligência artificial e das pandemias e a USP tem que priorizar a contribuição para a governança global”, considera Dallari.

O professor cita, como exemplos dessa contribuição, o projeto USP Pensa Brasil e a parceria entre o Instituto de Relações Internacionais (IRI), a Faculdade de Saúde Pública e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção de estudos e subsídios, com vista à adoção do Tratado sobre Pandemias e à reforma do Regulamento Sanitário Internacional.

+ Mais

Ex-ministra de Justiça da França é nova titular da Cátedra José Bonifácio

Outra iniciativa ressaltada pelo professor é a Cátedra José Bonifácio, que, segundo ele, “é um programa de apoio à pesquisa que propicia, por meio da presença de grandes personalidades da Ibero-América, uma reflexão que contribua para a busca do equacionamento dos grandes problemas do nosso tempo. A cada ano um catedrático ou uma catedrática desenvolve uma atividade de pesquisa e, no final do seu período, lança um livro com contribuições de pesquisadores de várias partes do mundo”.

No dia 8 de outubro será realizada a cerimônia de encerramento do período do intelectual português Álvaro Vasconcelos à frente da Cátedra, que lançará o livro Europa e América Latina: A Convergência Necessária. Na mesma cerimônia haverá a posse da nova catedrática, a ex-ministra da Justiça francesa, Christiane Taubira, que vai desenvolver atividades de pesquisa sobre a Amazônia. “Nesse contexto de grave crise climática é uma contribuição muito importante da USP para essa agenda de assuntos globais e para subsidiar as lideranças que conduzem ao equacionamento dos problemas dessa agenda”, conclui Dallari.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.