Os partidos políticos são necessários numa democracia?

Pesquisas conduzidas na USP apontam que os partidos aparecem distantes dos eleitores

 25/04/2017 - Publicado há 7 anos

O papel dos partidos políticos na crise política que o País vive desde 2014 é o tema da coluna semanal “A Qualidade da Democracia”, do cientista político José Álvaro Moisés. Ele entende que os partidos políticos brasileiros estão em xeque. “Nós temos uma situação extremamente grave e complicada, dado o envolvimento que as delações da Operação Lava Jato revelaram sobre os partidos participarem, nesses últimos anos, não apenas da coordenação política, mas também da montagem e do funcionamento do esquema de corrupção sistêmica que vigora no Brasil.”

Para Álvaro Moisés, uma questão que se coloca é a de que “estamos hoje diante de um sistema partidário fragmentado”.  Um outro fato é o de que os partidos perderam sua credibilidade com os eleitores, razão pela qual  têm de procurar rever a maneira de se relacionar com estes, além de revisar também seu próprio  mecanismo interno de funcionamento.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.