Gestores do turismo não entendem as dinâmicas do setor

Professora da EACH diz que turistas vêm ao Brasil apesar das iniciativas ruins do governo

 18/04/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP


.
Segundo a professora e pesquisadora de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Mariana Aldrigui, as políticas de turismo no Brasil tendem mais a afastar do que a atrair o turista estrangeiro.

Foto: Visualhunt

Para ela, o governo comete falhas como a falta de reconhecimento do turismo de negócios em São Paulo (destino mais visitado do País) em benefício de excessiva atenção do turismo de lazer. Esse é um exemplo de visão estereotipada que dificulta o desenvolvimento de políticas adequadas. Outro exemplo foi a falta de planejamento antecipado para os grandes eventos.

Diante dessa situação, a pesquisadora aponta medidas para a melhor exploração do potencial econômico do setor. Uma delas é a integração do turismo como parte de estratégia do desenvolvimento de uma cidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.