Atividades literárias são destaque no “Express Cultura” desta sexta-feira (5/7)

Festival Literário de Inverno, na Biblioteca Sinhá Junqueira, promove debate literário e música, tudo gratuito para o público

 Publicado: 05/07/2024
Por
Programação com atividades literárias na Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto – Foto: Lubos Houska por Pixabay

 

Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta sexta-feira (5) traz como destaque as atividades do Festival Literário de Inverno de Ribeirão Preto, na Biblioteca Sinhá Junqueira. Para começar, tem a mesa de discussão A influência do interior na produção literária, às 19h, realizada por Juliana Judice, que trabalha na área cultural, a poeta Rafaella Rímoli e o escritor Matheus Arcaro. O objetivo é explorar como o interior do Brasil tem moldado e influenciado a produção literária nacional. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, e o evento é gratuito. Mais tarde, às 20h30, ainda na Biblioteca, tem o show com a banda Cidda. A banda nasceu no Simioni, bairro periférico de Ribeirão Preto, e mistura estilos como o rock, a música brasileira e internacional. O show é aberto ao público e tem entrada gratuita.

No Teatro Municipal tem o espetáculo Concerto da Orquestra Sinfônica do Guri Ribeirão Preto, com regência de Lincoln Mendes, às 19h. A apresentação tem classificação livre e é gratuita. O Teatro Municipal fica na Morro de São Bento. Na programação do Festival Nelson Rodrigues tem o espetáculo Os Sete Gatinhos, às 20h. A peça apresenta uma crítica à fisionomia de todas as pessoas e tem classificação indicativa para 14 anos. A apresentação é na Arena Porão, na Rua 21 de Abril, 375, na Vila Tibério e tem entrada gratuita.

Hoje, das 17h às 22h, e amanhã, das 15h até às 22h, tem o Arraiá da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). O evento tem entrada gratuita com comidas e bebidas típicas, brinquedos infantis, bingo e atrações musicais. Apresentação musical, na sexta, é da Banda Mistura Boa, com os músicos Zé Simões, Luiz Magner e Liu Marks. No sábado, tem o show com Sidney Santiago. O evento é na Praça Carlos Gomes, no Centro de Ribeirão Preto.

No Armazém Baixada, a partir das 22h, tem a festa DiscoNéctar, com vários estilos musicais, como rap nacional, brasilidades, soul e funk. A entrada é gratuita para as 100 primeiras pessoas com nome na lista até às 23h. O armazém fica na Rua Duque de Caxias, 141, no Centro de Ribeirão Preto. Mais informações pelo Instagram @armazembaixada.

No sábado, às 10h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, tem a mesa de debate  A importância da literatura na formação das crianças, com as especialistas em literatura infantil Neide Fantini, Bya Faria, Sandra Santos e Jéssica Machado. Além disso, tem o show Brasilidades com Fer Marx, no quintal da Biblioteca Sinhá Junqueira, às 18h, onde será feita uma grande viagem pelas músicas brasileiras, resgatando gêneros como samba, xote, soul e bossa nova. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. 

No Teatro de Arena tem o Arraiá no Arena, das 14h às 22h, com shows de forró, comidas e bebidas típicas. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, no valor de R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada; menores de 14 anos não pagam a entrada. O Arena fica em frente ao Teatro Municipal, no Morro de São Bento. Já no Teatro Santarosa, tem o espetáculo Nico e Seu Onofre – E as histórias do fundo do baú, às 16h. A entrada é gratuita e tem classificação livre. O teatro fica na Praça Rotary Club, 325, na City Ribeirão.

Ainda no sábado tem a roda de conversa Psicanálise e relações raciais, às 10h, oferecida pelo Programa Sankofa da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. A atividade é gratuita e aberta para quem tiver interesse em participar. A roda será na Rua Ércole Vierri, 230, na Vila Ana Maria. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sbprp.org.br.

No Sesc, tem o espetáculo Quando o Trovão Vira Música, às 16h. A apresentação, gratuita, é voltada para crianças e envolve brincadeiras rítmicas, percussão corporal e coreografias de sapateado. Também tem a oficina Crie sua boneca de pano, com Sueli Alfé, às 10h e às 14h, no sábado e no domingo. Nessa oficina, crianças e adultos são convidados a experimentar a magia de criar bonecos ou bonecas de pano usando apenas tecidos e amarrações. A atividade é gratuita e o Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

No Theatro Pedro II tem o show de comédia Marisa Orth e Tania Bondezan protagonizam Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada. No sábado o espetáculo será às 19h e no domingo às 20h. O espetáculo tem duração de 1h10 e classificação indicativa para maiores de 12 anos. Os ingressos estão disponíveis no site megabilheteria.com ou na bilheteria do teatro, localizado na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111 ou no site www.theatropedro2.com.br.

Sábado e domingo, no Museu Casa de Portinari, tem a oficina gratuita Pintura em tela, das 10h até às 12h, e das 14h às 16h. Além disso, tem a feira de artesanato das 10h às 16h. Já no domingo, tem a oficina Paisagem música, das 10h até às 12h e das 14h às 16h. Nesta atividade será apresentado um tema musical de fontes sonoras e o objetivo é que o ouvinte desenhe o máximo de elementos que encontrar da obra apresentada. O Museu fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

Na programação do Festival Nelson Rodrigues, no sábado, tem o espetáculo Cemitério das mulheres vivas às 20h, com classificação indicativa de 14 anos, na Arena Porão. Já no domingo, ainda na Arena Porão, tem o espetáculo Viúva, porém honesta, às 18h e às 20h, com classificação indicativa de 14 anos. A Arena fica na Rua 21 de Abril, 375, Vila Tibério, e todas as apresentações são gratuitas.  

No domingo, tem o show de stand-up Suzy Brasil – Made in Brasil, no Teatro Municipal, às 19h, com classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos estão disponíveis no site megabilheteria.com. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841. 

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.