Conheça a imensa biblioteca virtual da USP

Banco de Teses e Dissertações é o mais acessado do Brasil. No mundo, a posição é 12ª

04/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 8:53

..

Atualizado (10/04/2017): Contrariamente ao título original, a Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações não é ainda a maior biblioteca da USP. Seu acervo atual conta com 67.972 documentos. A biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, por exemplo, contém 619.223 documentos

Quando imaginou sua biblioteca de Babel, o escritor argentino Jorge Luís Borges não imaginava que um dia existiriam imensas bibliotecas digitais, sem corredores, mas com a modesta proposta de abrigar toda a produção científica que um lugar puder fazer.

É com este propósito que foi criada, em 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD), popularmente conhecida como Teses USP, uma das bases de material científico mais acessadas do mundo. É a equipe técnica do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC/STI) a responsável pela manutenção e atualização do sistema, contando com apoio de outros analistas de sistemas e bibliotecários da USP.

Cartaz de divulgação da primeira versão do Teses USP – Foto: Reprodução

Maria de Lourdes Rebucci Lirani lembra com animação desses primeiros passos. Foi ela a coordenadora da equipe técnica de desenvolvimento e implementação do projeto. Hoje, aposentada, Maria de Lourdes vê com muito carinho a biblioteca que ajudou a criar, e destaca a competência da equipe multidisciplinar com quem trabalhou.

Ela lembra da intensa divulgação do projeto feita em 2001, iniciada com o envio de cartazes misteriosos para todos os campi da USP apenas com a frase “Quer Saber?”, pouco antes do lançamento do Portal do Conhecimento, primeiro endereço digital da BDTD. Assim que o portal veio ao ar, novo material publicitário e explicativo foi disseminado. Era preciso fazer saber a existência do novo espaço.

Atualmente, o Portal do Conhecimento não existe mais e o Teses USP fundiu-se ao portal da Universidade. Mas sua relevância como espaço de divulgação e acesso à produção de conhecimento já está consolidada. Segundo o ranking de portais de divulgação científica Webometrics, no Brasil e na América Latina, a Biblioteca Digital da USP é líder e 12º lugar no mundo.

.

Arte e diagramação: Luenne Neri