Inscrições abertas para bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado direto em genética molecular de bactérias na USP

Interessados devem enviar carta de recomendação, currículo lattes atualizado e histórico escolar até 10 de abril

10/03/2022 - Publicado há 2 anos

Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado direto no Laboratório de Regulação da Expressão Gênica e Patogenicidade Bacteriana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Os selecionados vão atuar em projeto de pesquisa Jovem Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) coordenado pelo professor José Freire da Silva Neto da FMRP.

Para os candidatos de iniciação científica, o objetivo do estudo é testar se uma ATPase do tipo P contribui para a resistência a metais na bactéria C. violaceum. O bolsista irá obter e caracterizar fenotipicamente linhagem mutante de C. violaceum, além de estudar a expressão do gene em questão.

Para os candidatos de mestrado, o objetivo é identificar por meio de abordagens globais (RNA-seq) e direcionadas o repertório de genes sob regulação do fator de transcrição Zur em C. violaceum, identificando assim os mecanismos que esta bactéria utiliza para manter homeostase de zinco.

Para os candidatos de doutorado direto, o objetivo é entender como pequenas moléculas ligantes de ferro chamadas sideróforos são exportadas para fora da célula bacteriana e como estas moléculas são degradadas no citosol para liberação do ferro e possível uso de seu arcabouço orgânico. O foco será em descobrir os genes envolvidos em cada um destes processos e como a homeostase dos sideróforos afeta a virulência de C. violaceum.

Os interessados devem enviar carta de recomendação, currículo lattes atualizado e histórico escolar para jfsneto@usp.br até o dia 10 de abril de 2022.

Mais informações: jfsneto@usp.br