Relatório da ONU não traduz gravidade de crimes na Síria

A gravidade dos crimes de guerra cometidos pelo governo sírio, com o auxílio da Rússia, são incomparáveis aos dos rebeldes

 06/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 07/04/2017 as 14:06

Logo da Rádio USP

 

Homem caminha na cidade de Homs, na Síria, em 2014 - Foto: Chaoyue Pan via Visual hunt
Homem caminha na cidade de Homs, na Síria, em 2014 – Foto: Chaoyue Pan via Visual hunt

A ONU (Organização das Nações Unidas) publicou um relatório sobre os crimes de guerra na Síria. O documento responsabiliza tanto o regime quanto os rebeldes pelas atrocidades cometidas. Em sua coluna semanal para a Rádio USP, a professora Marilia Fiorillo lembra que, em um genocídio, há vítimas e algozes. “E no relatório da ONU há uma clara demonstração de que, em algumas situações, o desejo de neutralidade se transforma em cumplicidade.” De acordo com ela, o relatório diz muito pouco sobre os seis anos de massacre da população civil, que deixou um saldo de 400 mil mortos e metade da população refugiada.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.