Ricardo Gariba Silva toma posse como novo diretor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Em seu discurso de posse, o novo diretor ressalta o trabalho de excelência realizado pela faculdade, uma das mais renomadas instituições no campo da odontologia mundial

 09/04/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 10/04/2024 as 18:47
Por
O novo diretor Ricardo Gariba Silva, em seu discurso de posse – Foto: Hermano Teixeira Machado/Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

No dia 5 de abril, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) realizou a cerimônia de posse de seus novos diretores.

A nova gestão conta com figuras já conhecidas pela faculdade. O recém-empossado diretor Ricardo Gariba Silva assume após ocupar a vice-direção na gestão anterior. Já seu vice-diretor, Paulo Nelson Filho, assume após ter sido o diretor da Forp, ao lado de Ricardo. A solenidade teve início com a leitura do Termo de Compromisso por parte da nova gestão.

Em sua fala, o novo diretor destacou o trabalho de excelência realizado pela faculdade – que se insere entre as mais renomadas instituições no campo da odontologia mundial -, além de destacar o trabalho da atual administração reitoral, em prol da diversidade e inclusão. “A Universidade é feita por pessoas e para pessoas e, por isso, devemos sempre dirigir nossa atenção a questões que afligem a sociedade. A qualidade da Forp é a somatória de todos os seus vetores individuais, suas ações de inovação e empreendedorismo e o pleno exercício da cidadania”, afirmou o novo diretor.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior reiterou seu compromisso com a nova direção, destacando o trabalho de qualidade realizado pelo antigo diretor e atual vice, Paulo Nelson, que continuará nessa nova etapa da Forp. “A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, com uma ação em conjunto, atingiu níveis de excelência que devem ser celebrados por toda a comunidade USP. Com suas estruturas clínicas e laboratoriais inovadoras, a faculdade segue como modelo exemplar nacional e internacional”, disse o reitor.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação de viola brasileira da USP Filarmônica, executada pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo.

A cerimônia contou com uma apresentação de viola brasileira da USP Filarmônica – Foto: Hermano Teixeira Machado/Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Também estavam presentes na posse dos novos diretores a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; a secretária-geral Marina Helena Gallottini; o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado; a pró-reitora de Cultura e Extensão, Marli Quadros Leite; o diretor-geral do Departamento de Administração da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), Amaury José Rezende; a coordenadora do Programa Alumni USP, Maria Helena Paluci; a prefeita do Campus USP de Ribeirão Preto, Léa Assed Bezerra; o conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, João Augusto Sant’Anna; e dirigentes das unidades do campus de Ribeirão Preto.

Quem são

O novo diretor Ricardo Gariba Silva possui graduação em Odontologia, pela Forp, e em Direito, pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Fez mestrado, doutorado e livre-docência em Odontologia, na área de Reabilitação Oral, pela USP. Também é doutor em Direito pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

É professor titular da Forp e estuda os seguintes temas: endodontia, laser, laser er:yag, laser er-yag e anatomia dental.

Já Paulo Nelson Filho é graduado em Odontologia pela Forp, onde cursou Residência Odontológica na área de Odontopediatria e obteve o título de Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Fez mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas (Odontopediatria) na Faculdade de Odontologia de Araraquara da Unesp. Obteve o título de livre-docente pela USP e é professor titular da disciplina de Odontopediatria.

Atua nas linhas de pesquisa de biocompatibilidade, propriedades físico-químicas e antimicrobianas de materiais e técnicas utilizados em odontologia; e prevenção em odontologia: estudos microbiológicos, clínicos, por microscopia eletrônica de varredura e por técnicas de biologia molecular.

Assista à íntegra da cerimônia de posse dos novos diretores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto:

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.