A fraude da carne é pontual, mas provoca suspensão de exportações

Para especialista, os efeitos da Operação Carne Fraca são passageiros. Brasil é líder mundial na exportação de carnes

 22/03/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Ouça a íntegra da entrevista com o professor Roberto Fava Scare, da FEARP-USP:

Logo da Rádio USP

A semana começou com  a União Europeia anunciando a suspensão da importação de carne das empresas envolvidas na Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira pela Polícia Federal.

Do outro lado do mundo, a Coreia do Sul, que tem o Brasil como fornecedor de 8o% por cento da carne de frango que importa, suspendeu a compra temporária de produtos das marcas Perdigão e Sadia, da BRF. Essas foram as primeiras reações internacionais. Muitos países exigiram informações oficiais do governo brasileiro.

A Operação Carne Fraca levantou muitas dúvidas - Foto: Wikimedia Commons
Os prejuízos da Operação Carne Fraca dependerão da agilidade da resposta que o governo der ao problema – Foto: Wikimedia Commons

A Operação Carne Fraca revelou que cerca de 30 empresas do setor, incluindo as gigantes JBS, dona da Friboi e da Seara, e a BRF, além de vários frigoríficos de menor porte, adulteravam carne e pagavam propina para fiscais liberarem a venda desses produtos.

Para o professor de Economia Roberto Fava Scare, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, e especialista em agronegócio, a operação deflagrada pela Polícia Federal precisa ter o apoio da sociedade.

Michel Temer defende qualidade da carne brasileira - Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT via Fotos Públicas
Michel Temer defende qualidade da carne brasileira – Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT via Fotos Públicas

Para ele, o problema é pontual, porque o setor tem um avançado sistema de fiscalização, reconhecido internacionalmente e também criado para atender às exigências de qualidade e sanidade animal.

Os prejuízos, segundo ele, dependerão muito da agilidade da resposta que o governo der para o problema, e o consumidor deve ficar mais atento à qualidade do produto.

O Brasil é o maior exportador de carne do mundo e detém 21 por cento do mercado mundial, segundo a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil.  Somente em 2014, o Brasil vendeu carne bovina in natura para 151 países e industrializada para 103 países.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.