Casos de corrupção se relacionam com a fraqueza das instituições

Se os custos são baixos e as oportunidades são grandes, a corrupção é facilitada, afirma o professor Luciano Nakabashi

 22/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 05/04/2017 as 14:05

 

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Na busca de maximizar lucros, corruptos criam problemas sérios para os cidadãos, como no caso da carne – Foto: Arquivo/Agência Brasil

Sobre a recente operação Carne Fraca, espanta envolver as maiores empresas do setor, grandes exportadoras e que dependem de uma credibilidade muito grande pela importância da marca. São desvios de conduta muito sérios e geram problemas muito graves para os consumidores. Esse cenário está relacionado à qualidade das instituições. O pagamento de propina para fiscais era feito para manter a prática criminosa. Os fiscais acabam se desviando de sua função devido à fraqueza das instituições. Muito se fala sobre a Lava Jato como exemplo de que as instituições estão funcionando bem, mas até a Lava Jato encontra barreiras para sua continuidade. Mesmo os fiscais ganhando bons salários, ainda assim aceitam propina para aumentar seus ganhos. A questão do recebimento de propina, que envolve corrupção e desvios de dinheiro público, está muito relacionada aos custos e oportunidades. Se os custos são baixos e as oportunidades são grandes, isso facilita a corrupção. Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.