Coral da USP abre inscrições para novos cantores

Mesmo sem vínculo com a USP, candidatos podem se inscrever até 31 de março para participar do conjunto

20/03/2024 - Publicado há 4 meses
O Coral da USP é formado por 14 grupos, que se dedicam a diferentes ritmos e gêneros da música vocal – Foto: Divulgação/Gabriel Novais/Coralusp

O Coral da USP (Coralusp) está com inscrições abertas para novos coralistas até 31 de março. A participação é gratuita. Não é necessário ter experiência musical e os candidatos não precisam ter vínculo com a USP. O único pré-requisito é ser maior de 18 anos.

A maestrina Márcia Hentschel – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A maestrina Márcia Hentschel, diretora e regente do Coralusp, destaca a variedade das opções musicais: “São 14 grupos, incluindo femininos, e três oficinas. O repertório é variado, com música erudita e popular, como MPB, bossa nova, rock, soul e black music, além da junção do canto coral com rap e funk”.

Os grupos realizam seus ensaios em diferentes locais da capital, como na região central, na Faculdade de Direito da USP e no Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá, na Bela Vista, além da Biblioteca Mário Schenberg, na Lapa (zona oeste) e em unidades da USP na Cidade Universitária (zona oeste).

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível em www.usp.br/coralusp. Depois, é necessário agendar um teste de avaliação vocal, para a classificação nas categorias soprano (voz feminina mais aguda), mezzo soprano (nota média feminina), contralto (voz grave feminina), tenor (voz aguda masculina), barítono (voz média masculina) ou baixo (voz grave masculina).

O Coralusp é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, fundado em 3 de junho de 1967 por integrantes do Grêmio Politécnico e do Centro Acadêmico 31 de Outubro. Foi premiado cinco vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Já fez apresentações na Argentina, Estados Unidos e em países da África e da Europa.

As inscrições para novos integrantes do Coral da USP (Coralusp) estão abertas até 31 de março (ou enquanto houver vaga). Grátis. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição em www.usp.br/coralusp. Depois, é necessário agendar um teste vocal pelos telefones (11) 2648-0815 e 3091-3930, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) entre 9 horas e 16 horas. Mais informações estão disponíveis no site do Coralusp.