Pianista Marco Bernardo lança “O Pianeiro Chorão”

Artista foi entrevistado no dia 5 de agosto no programa “Via Sampa Estúdio”, da Rádio USP

Clássicos como Rosa, de Pixinguinha, Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim, Pedacinhos do Céu Brasileirinho, de Waldir Azevedo, estão entre as 13 composições presentes no CD O Pianeiro Chorão, que acaba de ser lançado pelo pianista e arranjador paulista Marco Bernardo. O álbum foi produzido pela gravadora Kuarup.

O pianista paulista Marco Bernardo – Foto: Divulgação/Marcobernardo.com

No dia 5 de agosto passado, Marco Bernardo falou sobre esse trabalho no programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz). Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Na entrevista, Bernardo explicou o significado da palavra “pianeiro”: no final do século 19 e começo do século 20, as casas de músicas e instrumentos musicais contratavam pianistas para divulgar as partituras que eram vendidas nessas casas. Era o “pianista demonstrador”: ele executava as músicas para os clientes, potenciais compradores das partituras. O detalhe é que, entre os profissionais que exerciam essa função, estavam, por exemplo, ninguém menos que Ernesto Nazareth, no Rio de Janeiro, e Zequinha de Abreu, em São Paulo. A apresentação deles era do mais alto nível. “As pessoas ouviam embevecidas e compravam todo o estoque de partituras da loja para tocar em casa”, diverte-se Bernardo. “Mas as músicas eram escritas num nível médio, de segundo ano de conservatório, para as pessoas poderem tocar. Se fosse difícil, ninguém conseguiria tocar. Sabe-se lá se elas conseguiam reproduzir 10% do que o Ernesto Nazareth, o Zequinha de Abreu e outros pianistas faziam.”

Aos 54 anos, Marco Bernardo nasceu em São Paulo, de uma família de músicos: o tio Francisco Bernardo foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e o tio Arthur Bernardo foi um dos fundadores do grupo Demônios da Garoa.

Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Bernardo estudou piano com Gilberto Tinetti – professor da ECA – e Lina Pires de Campos, aluna de Osvaldo Lacerda e de Camargo Guarnieri e assistente de Magda Tagliaferro. Sua discografia inclui Homenagem a Garotinho e Radamés Gnattali – Integral dos Choros para Piano Solo.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •