Pianista Marco Bernardo lança “O Pianeiro Chorão”

Artista foi entrevistado no dia 5 de agosto no programa “Via Sampa Estúdio”, da Rádio USP

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Clássicos como Rosa, de Pixinguinha, Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim, Pedacinhos do Céu Brasileirinho, de Waldir Azevedo, estão entre as 13 composições presentes no CD O Pianeiro Chorão, que acaba de ser lançado pelo pianista e arranjador paulista Marco Bernardo. O álbum foi produzido pela gravadora Kuarup.

O pianista paulista Marco Bernardo – Foto: Divulgação/Marcobernardo.com

No dia 5 de agosto passado, Marco Bernardo falou sobre esse trabalho no programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz). Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Na entrevista, Bernardo explicou o significado da palavra “pianeiro”: no final do século 19 e começo do século 20, as casas de músicas e instrumentos musicais contratavam pianistas para divulgar as partituras que eram vendidas nessas casas. Era o “pianista demonstrador”: ele executava as músicas para os clientes, potenciais compradores das partituras. O detalhe é que, entre os profissionais que exerciam essa função, estavam, por exemplo, ninguém menos que Ernesto Nazareth, no Rio de Janeiro, e Zequinha de Abreu, em São Paulo. A apresentação deles era do mais alto nível. “As pessoas ouviam embevecidas e compravam todo o estoque de partituras da loja para tocar em casa”, diverte-se Bernardo. “Mas as músicas eram escritas num nível médio, de segundo ano de conservatório, para as pessoas poderem tocar. Se fosse difícil, ninguém conseguiria tocar. Sabe-se lá se elas conseguiam reproduzir 10% do que o Ernesto Nazareth, o Zequinha de Abreu e outros pianistas faziam.”

Aos 54 anos, Marco Bernardo nasceu em São Paulo, de uma família de músicos: o tio Francisco Bernardo foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e o tio Arthur Bernardo foi um dos fundadores do grupo Demônios da Garoa.

Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Bernardo estudou piano com Gilberto Tinetti – professor da ECA – e Lina Pires de Campos, aluna de Osvaldo Lacerda e de Camargo Guarnieri e assistente de Magda Tagliaferro. Sua discografia inclui Homenagem a Garotinho e Radamés Gnattali – Integral dos Choros para Piano Solo.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •