Violeiros lançam disco com ajuda de “vaquinha” virtual

O trabalho, inspirado em diferentes ritmos do país, busca mostrar a versatilidade da viola

O programa Revoredo desta quinta-feira, 8 de agosto, conversa com o duo de viola caipira, formado pelo pesquisador de música e viola brasileira, Caio de Souza, e a cantora, compositora e instrumentista, Letícia Leal, sobre o lançamento que fazem do disco Urutu.   

Com obras inspiradas em diferentes ritmos de regiões do Brasil e de compositores que marcaram a trajetória dos artistas, o primeiro trabalho da dupla será lançado de forma independente, com o patrocínio dos internautas através de uma arrecadação de fundos online, “custeamos uma parte e decidimos fazer isso de forma colaborativa com uma vaquinha virtual”, afirma Letícia. 

Segundo a violeira, no disco os músicos buscaram  colocar a viola em lugares onde ela não é muito encontrada, além disso, apresentar ícones da música brasileira, “queríamos apresentar um panorama do Brasil, então partimos para compositores que gostávamos”. Em Urutu, Souza e Letícia fazem releituras das músicas “Choro bordado” de Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro, “A lenda do abaeté” de Dorival Caymmi, “Caçada” de Fernando Sodré e  “Forró da Penha” com a participação de Ricardo Régis no violino.  

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8h, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •