Vice-reitora da USP é eleita para integrar o Conselho Superior da Fapesp

Além da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, também foram nomeados o ex-reitor da USP e atual presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, e o professor da Escola Politécnica, Marcílio Alves

13/03/2024 - Publicado há 4 meses     Atualizado: 15/03/2024 as 18:19

A vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e o professor da Escola Politécnica (Poli), Marcílio Alves, são os novos membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O atual presidente da Fapesp e reitor da USP no período de 2014 a 2018, Marco Antonio Zago, também foi reconduzido ao Conselho.

O decreto de nomeação, assinado pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, foi publicado no Diário Oficial, no dia 12 de março. O mandato é de seis anos.

A escolha dos nomes para compor as listas tríplices, nas três principais áreas de conhecimento, foi realizada em reunião do Conselho Universitário, no dia 20 de fevereiro. As listas foram encaminhadas ao governador do Estado, a quem cabe a definição dos novos membros do Conselho Superior da Fapesp.

Quem são

Maria Arminda do Nascimento Arruda - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Graduada em Ciências Sociais pela USP, com doutorado e livre-docência em Sociologia, Maria Arminda do Nascimento Arruda é professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Foi pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária (2010-2015), diretora da FFLCH/USP (2016-2020) e é vice-reitora da USP desde 2022. Foi secretária-executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais/Anpocs (2000-2004); representante da Área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes (1997-2001) e representante da Área de Ciências Humanas no Conselho Técnico-Científico – CTC/Capes (1998-2001).

Marco Antonio Zago - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Marco Antonio Zago, que integra o Conselho Superior desde 2018 e ocupa o cargo de presidente da Fapesp, é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), onde obteve os títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Professor Emérito da FMRP, foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pró-reitor de Pesquisa e reitor da USP e secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Coordenou o Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto, foi diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Marcílio Alves - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Engenheiro mecânico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em engenharia mecânica pela University of Liverpool Impact Research Centre, Marcílio Alves é professor titular do Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) e representante dos professores titulares da USP junto ao seu Conselho Universitário. Diretor-executivo da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), coordenou a finalização da obra de reforma do Museu do Ipiranga. Assessorou o Ministério da Indústria e Comércio Exterior na área de normas de segurança veiculares e foi coordenador do Comitê de Assessoramento de Engenharia Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial do CNPq.