Série “A USP faz o Brasil melhor” apresenta estudo sobre papel da capivara na febre maculosa

O estudo da FMVZ identificou que a febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, se hospeda principalmente nas capivaras

 15/03/2024 - Publicado há 4 meses     Atualizado: 13/05/2024 as 17:42
Por

A série A USP faz o Brasil melhor, produzida pela TV Cultura, apresenta um estudo pioneiro comandado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP que identificou o papel central da capivara na disseminação da febre maculosa para o ser humano. As capivaras são as hospedeiras mais comuns do carrapato-estrela, que é o transmissor da doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.

O sétimo episódio entrevista o professor da FMVZ Marcelo Bahia Labruna, coordenador do estudo. Assista, a seguir, ao episódio.

*Estagiária sob supervisão de Michel Sitnik


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.