A economia permanece global ou não?

Globalização estaria mudando seu perfil ou se ajustando a novas realidades?

 29/01/2024 - Publicado há 5 meses
Por

Logo da Rádio USP

Das muitas questões icônicas que alarmam este começo de ano, a mais importante preocupação continua sendo: a economia permanece global, com interdependência crescente entre os mercados, ou vamos novamente naufragar na esfera sempre instável da geopolítica econômica? Nos últimos anos, ganhou força a ideia de que o mundo se tornou mais polarizado, a começar do que seriam rupturas irreversíveis nas relações entre a China e os Estados Unidos. Para alguns economistas, a China ocupa um lugar simbólico, que antes pertencia à União Soviética. 

Gillian Tett, uma antropóloga que se tornou uma das mais importantes vozes no debate econômico, acredita que as chances de uma reversão da tendência globalizante são reais.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.