Hospital das Clínicas esclarece dúvidas na Semana Internacional da Tireoide 

Médicos endocrinologistas ajudarão a entender melhor os problemas que acometem a glândula tireóide

 23/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/05/2016 as 16:04

No dia 24 de maio, médicos do Ambulatório da Tireoide do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), irão esclarecer dúvidas da população sobre a tireoide, uma das glândulas mais importantes do nosso corpo.

Haverá distribuição de folders educativos para maior disseminação das informações e exibição de audiovisual sobre o funcionamento da tireoide e das doenças tireoidianas, das 9h30 às 12 horas.

As atividades serão realizadas no Prédio dos Ambulatórios (Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à estação Clínicas do Metrô). Elas integram a campanha nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Segundo a endocrinologista Suemi Marui, chefe do Ambulatório de Tireoide do HC, o excesso de hormônios tireoidianos pode deixar a pessoa hiperativa, mais nervosa, mais ansiosa, com mais fome e, por outro lado, faz com que perca peso. A falta de hormônio pode causar lentidão dos pensamentos, mais cansaço e até favorecer o ganho de peso.

A tireoide é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que controlam o metabolismo e participam da função de todo o nosso organismo, influenciando desde o nascimento até a vida adulta. O controle dos hormônios tireoidianos é feito pelo TSH e também depende da ingestão de iodo na dieta.

Outro alerta da médica diz respeito ao uso do hormônio T3 em formulações para combater a obesidade, prática proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

“O consumo indiscriminado do T3 gera perda de massa óssea e de músculo, ao invés de gordura, além de poder causar arritmias cardíacas. O funcionamento da tireoide também é alterado e o paciente certamente desenvolverá hipotireoidismo, após a suspensão do T3, podendo ser reversível ou não”, explica a médica.

Os exames básicos para o diagnóstico da maioria das doenças da tireoide são as dosagens no sangue de TSH e de T4 livre. O T3 é indicado em situações especiais.

Assessoria de Imprensa do HC FMUSP

Mais informações: email bete.subires@hc.fm.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.