Evento on-line debate consequências do declínio na aplicação das leis de proteção ambiental

Promovido por pesquisadores da USP, encontro traz líder de estudo que mostra como as emissões de carbono na Amazônia dobraram nos últimos anos; é possível acompanhar pelo YouTube

11/09/2023 - Publicado há 10 meses
Focos de incêndio em áreas do Amazonas – Foto: Greenpeace Brasil

.
Um artigo na revista Nature, liderado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e assinado por 30 estudiosos do tema, concluiu que o declínio na aplicação das leis de proteção ambiental dobrou as emissões de carbono na Amazônia. Para entender esse estudo e discutir suas consequências, um evento on-line nesta terça, 12 de setembro, às 11 horas, vai trazer a líder do estudo, a pesquisadora Luciana Gatti, com transmissão on-line pelo YouTube neste link. O site do Jornal da USP retransmitirá o evento em tempo real. É possível participar com questões pelo e-mail edevodarwin.fe@usp.br.

Luciana é cientista da área de Mudanças Climáticas e coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Inpe e vai explicar como o desmatamento, a queima de biomassa e a degradação florestal dobraram a emissão de carbono e intensificaram seca e aquecimento da floresta úmida.

O grupo de pesquisa liderado por Luciana também publicou um artigo que ganhou a capa da revista Science no início do ano. Nele é demonstrada a relação entre o relaxamento da aplicação da legislação ambiental na Amazônia e o aumento das emissões de carbono.

O artigo apresenta um estudo comparativo entre a média das emissões de CO2 no período de 2010 a 2018 e os anos de 2019 e 2020. Ao mesmo tempo, foram pesquisadas as ocorrências de queimadas e a aplicação de multas por infrações à legislação ambiental. Houve aumento de queimadas, de área queimada e de emissões de CO2, ao mesmo tempo em que houve pronunciada diminuição da aplicação de multas e sanções.

O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (Edevo-Darwin) da USP que reúne pesquisadores universitários, professores e alunos da educação básica e interessados em geral na temática evolutiva e ecológica.

Todo dia 12 de cada mês, o Canal do Edevo-Darwin no YouTube promove uma live recebendo um convidado, abordando questões que foram da namorada de Charles Darwin, que não queria que ele embarcasse na famosa viagem ao redor do mundo (em 12 de junho), até a estruturação do Programa Biota Fapesp.

Para acompanhar o evento com a pesquisadora Luciana Gatti não é necessário inscrição. Basta acessar o Canal do Edevo-Darwin no YouTube.

Acompanhe também as atividades do Edevo-Darwin pelo Facebook.