Especialização semipresencial em Saúde Pública forma primeira turma

O curso foi criado em 1925 por Geraldo de Paula Souza e é oferecido na modalidade semipresencial desde 2015

 18/05/2016 - Publicado há 8 anos

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP encerra em junho deste ano a primeira edição do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) na modalidade semipresencial.

O CESP foi criado em 1925 por Geraldo de Paula Souza e formou milhares de especialistas em Saúde Pública provenientes de todas as regiões brasileiras e até mesmo de outros países, com expressivo número de latino-americanos e africanos. Entre seus ex-alunos estão vários ex-ministros e secretários de saúde, bem como técnicos com atuação em vários níveis e áreas do sistema de saúde brasileiro.

Acompanhando as tendências educacionais e as possibilidades decorrentes da incorporação aos processos pedagógicos dos recursos computacionais utilizando a internet, o curso passou por importante reformulação nos últimos anos e, em 2015, assumiu o formato semipresencial, com forte componente de Ensino a Distância (EaD). O lado presencial corresponde a cinco encontros, com dois dias de duração cada um, realizados na sede da FSP.

O quinto encontro presencial será realizado nos dias 27 e 28 de junho, ocasião em que os estudantes farão a última prova, entregarão os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e participarão da Cerimônia de Encerramento do curso. Nesta edição do CESP matricularam-se 60 alunos e, destes, 58 conduziram suas atividades até o final.

Para o coordenador do curso, professor Paulo Capel Narvai, “esta primeira edição do CESP foi muito bem-sucedida, com importantes inovações sendo incorporadas ao processo de formação, e possibilitando aos docentes da FSP o uso de instrumentos de EaD. Além disso, o curso proporcionou aos nossos alunos de mestrado e doutorado, a possibilidade de atuarem como tutores, vivenciando e aprendendo técnicas e recursos relacionados com ambientes virtuais de aprendizagem em plataforma apropriada proporcionada ao curso pela USP.”

O professor Victor Wunsch Filho, diretor da Faculdade de Saúde Pública, destaca que “o CESP é um curso tradicional da FSP e esta primeira edição em EaD ampliou os meios para continuarmos a cumprir nossa missão de formar recursos qualificados em Saúde Pública.”.

A FSP planeja selecionar candidatos para a próxima edição do CESP ainda no segundo semestre deste ano.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP

Mais informações: email cesp@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.