USP busca voluntárias com ou sem dores crônicas na região da articulação temporomandibular

As participantes vão integrar pesquisa que vai analisar as características fisiológicas, psicológicas e biomoleculares relacionadas a dores crônicas na região

 24/05/2023 - Publicado há 11 meses
Por

Estudo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP precisa de mulheres com dor na face, barulhos ao mastigar, dor perto do ouvido e dificuldade para abrir ou fechar a boca para serem voluntárias em pesquisa que vai avaliar as características fisiológicas, psicológicas e biomoleculares relacionadas a dores crônicas na região da articulação temporomandibular.

Imagem: Free photo 3d skeleton, headache
Podem participar da pesquisa mulheres com idade entre 18 e 60 anos. Imagem: Free photo 3d skeleton, por kjpargeter no Freepik

Podem participar mulheres entre 18 e 60 anos, com dores fortes que perduram por mais de seis meses ou somem e voltam na região da articulação temporomandibular, e devem se inscrever aqui.  A pesquisa também precisa de voluntárias sem esses sintomas para participarem do grupo controle, basta preencher o mesmo formulário e aguardar contato dos pesquisadores.

A pesquisa Fenótipos de dor crônica em mulheres com Disfunção Temporomandibular (DTM) dolorosa a partir do perfil psicossocial, das alterações somatossensoriais e marcadores biológicos em saliva é da doutoranda Nadyne Saab Messias, do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP, com orientação da professora Christie Ramos Andrade Leite Panissi, e os resultados serão úteis para melhorias no diagnóstico e tratamento da dor crônica.

Mais informações: (16) 99365-0627 ou pelo e-mail nadynesaab@usp.br 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.