A importância da qualidade do sono para o desempenho esportivo e acadêmico de atletas

Bruno Bedo elenca os prejuízos que uma má qualidade do sono pode acarretar e afirma ser fundamental que atletas, principalmente aqueles em formação, tenham uma noite bem dormida e restauradora

 19/05/2023 - Publicado há 11 meses

Logo da Rádio USP

Uma noite bem dormida é fundamental para a recuperação física e mental do atleta, afirma o professor Bruno Bedo, que nesta coluna fala sobre a relação entre quantidade e qualidade do sono de jovens atletas e seu desempenho não só no esporte como também acadêmico. Ele lembra, por exemplo, que uma boa qualidade do sono é fundamental para o bom funcionamento da parte endócrina do organismo. Além de que “uma noite com sono reduzido afeta o funcionamento do sistema nervoso central, que compromete, por exemplo, a percepção espacial do atleta, a tomada de decisão e execução de movimentos”. O sono aparece como uma variável de grande impacto também no desempenho escolar, e Bedo cita estudo realizado por pesquisadores espanhóis que confirmam essa tese.

Mais adiante, ele diz: “Quando a gente olha para atletas em processo de formação – no caso, aqui, a gente pode estar falando do futebol, mas também se aplica para atletas de outras modalidades – o sono é ainda mais importante […] de forma geral, a privação do sono afeta diretamente a saúde mental. A falta do sono adequado leva a alterações negativas no estado do humor, resultando numa  irritabilidade, instabilidade emocional e até uma maior propensão a sintomas de ansiedade e depressão”.

Além de tudo, alerta Bedo, a privação do sono afeta a função cognitiva e a capacidade de concentração do atleta, “logo isso pode resultar em lapso de atenção, diminuição da velocidade na tomada de decisão e, consequentemente, um comprometimento na coordenação motora, prejudicando seu desempenho técnico e tático no campo de futebol, mas também, como eu disse, em outras modalidades”. Moral da história: é fundamental que atletas, principalmente no processo de formação, tenham uma excelente qualidade de sono.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.