Intervenção cirúrgica melhora evolução de pacientes com AVC hemorrágico

Octávio Pontes Neto comenta resultados de um estudo apresentado no “Congresso da Associação Americana de Neurocirurgia”

 25/04/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Em relação ao AVC hemorrágico, que acontece quando uma artéria cerebral se rompe levando a um sangramento no cérebro e apresentando risco de morte, o professor Octávio Pontes Neto comemora os resultados do estudo Enrich, apresentados no Congresso da Associação Americana de Neurocirurgia, em Los Angeles. Esse estudo foi um ensaio clínico randomizado multicêntrico, desenhado para avaliar a eficácia e a segurança de uma abordagem de cirurgia minimamente invasiva, dentro das primeiras 24 horas, em pacientes com AVC hemorrágico espontâneo.

“A análise do estudo mostrou que os pacientes que foram submetidos a essa evacuação cirúrgica precoce minimamente invasiva, nas primeiras 24 horas, tiveram uma melhor evolução clínica, com o melhor desfecho funcional, e também os desfechos econômicos, o custo e efetividade do tratamento foram demonstrados em até 180 dias após a cirurgia. Então é uma boa notícia para uma doença que é grave […] esse estudo é o primeiro ensaio clínico randomizado que realmente mostra esse objetivo primário de demonstrar que a cirurgia minimamente invasiva tem um impacto na melhora da evolução funcional desses pacientes”, afirma Pontes Neto.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.