Livro de professor da USP explica “O Capital” para educadores

Em nova obra, Vitor Henrique Paro expõe a teoria científica do valor, que trata da produção e concentração da riqueza no capitalismo

03/04/2023 - Publicado há 1 ano
Capa do livro O Capital para Educadores, do professor da Faculdade de Educação da USP Vitor Henrique Paro – Foto: Divulgação

O Capital para Educadores – Aprender e Ensinar com Gosto a Teoria Científica do Valor, livro do professor Vitor Henrique Paro, da Faculdade de Educação da USP, será lançado no dia 14 de abril, sexta-feira, na Faculdade de Educação.

O professor Vitor Henrique Paro – Foto: Arquivo Pessoal

Com 256 páginas, o livro aborda a teoria científica do valor, exposta pelo pensador alemão Karl Marx (1818-1883) na sua obra máxima, O Capital. Com essa teoria, Marx busca explicar a produção e a concentração da riqueza na sociedade capitalista. Ao fim de cada um dos 18 capítulos, o livro traz um código QR, que dá acesso a vídeos curtos, em que Paro comenta os principais pontos apresentados no texto. No final, um glossário apresenta 80 termos e expressões ligados à teoria de Marx.

O Capital não é a obra de um indivíduo, mas o resultado, o ponto culminante, do esforço da humanidade, durante séculos, para compreender as leis que regem a construção da materialidade dos humanos como seres históricos”, escreve Paro na introdução da obra. “Mas ela só pôde ser produzida num momento histórico em que os seres humanos já tinham experimentado um desenvolvimento, não apenas científico e tecnológico, mas também ético e político, que lhes possibilitou perscrutar o real com as armas da razão e da ciência, mas que, ao mesmo tempo, lhes propiciou condições éticas de comprometer-se com a superação da dominação, a partir de valores humanos universais.”

O Capital para Educadores – Aprender e Ensinar com Gosto a Teoria Científica do Valor, de Vitor Henrique Paro, Editora Expressão Popular, 256 páginas, R$ 69,00.

O livro será lançado no dia 14 de abril, das 14 às 19 horas, no Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura da Faculdade de Educação da USP (Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, em São Paulo), e das 19h30 às 22 horas, no Auditório da mesma faculdade. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Faculdade de Educação da USP na plataforma Youtube.