Oficina de chorinho é destaque no “Express Cultura” desta segunda-feira (6/3)

Grupo Choro da Casa oferece aulas de pandeiro, cavaquinho, violão e prática em conjunto, além das apresentações

06/03/2023 - Publicado há 1 ano
Após oficina, às 20h30, começa a roda de choro na Praça XV de Novembro, centro de Ribeirão – Foto: Brent Keane, via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (6/3) traz como destaque a série de oficinas do grupo Choro da Casa, voltadas à prática do chorinho. São oficinas de cavaquinho, violão iniciante, violão intermediário, pandeiro e prática de conjunto. As aulas são em grupo e seguem até o final do semestre, toda segunda. As três primeiras oficinas são às 19h e a de pandeiro, às 19h15. As práticas conjuntas acontecem às 19h e às 20h. Todas as aulas acontecem no Centro Cultural Palace, Rua Álvares Cabral, 322. Após as aulas, às 20h30, começa a roda de choro da Praça XV de Novembro, evento aberto à participação de todos, inclusive dos alunos das oficinas de choro. Em caso de chuva, a roda será transferida para a esplanada do Theatro Pedro II.

O filme Emancipação – Uma História de Liberdade é a novidade na programação de hoje da Casa Belas Artes de Cinema. A trama dirigida por Antoine Fuqua e protagonizada por Will Smith mostra um homem escravizado que foge e precisa atravessar os pântanos da Luisiana, Sul dos Estados Unidos. O longa-metragem tem 2h12 de duração, classificação indicativa de 16 anos e início da sessão às 16h. Também em cartaz na Casa Belas Artes, o documentário Andança – Os Encontros e As Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz, tem imagens feitas pela própria cantora; o filme conta a trajetória dela, que foi uma das maiores intérpretes do samba. O documentário traz Beth pelos lados artístico e pessoal. Andança tem sessões marcadas para 14h e 19h. A classificação indicativa é livre. Os ingressos para cada sessão custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada, com pagamento apenas em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, Vila Tibério.

Estão abertas as inscrições para o curso de criação de livros História Em Cores, ministrado por Fernanda Machado e Dandara Martins, que vai acontecer na Biblioteca Padre Euclides. O objetivo do projeto é mostrar que é possível narrar uma história em poucas páginas. Serão realizadas oficinas de construção e análise de narrativa, noções de aquarela, produção de carimbo e encadernação sanfonada. As aulas começam nesta quinta-feira (9/3), com uma turma às 19h. A segunda turma será às 15h. Serão 30 vagas distribuídas entre esses dois grupos. As atividades são gratuitas, com classificação indicativa livre e vão até 1º/4. A Biblioteca Padre Euclides fica na Rua Visconde de Inhaúma, 490.

A exposição Nunca Fomos Tão Felizes foi aberta ao público na manhã desta segunda no Espaço Cultural de Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O conjunto de obras dos artistas visuais Danillo Villa, Élcio Miazaki e Vicente Lima une pinturas, desenhos, instalações, fotos e até videoperformances. Quase todos os trabalhos foram feitos durante a pandemia. A exposição acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A entrada é livre e gratuita. O Eceu fica na Avenida Nove de Julho, 980, no Jardim Sumaré.

O Bar do Chorinho inaugura a programação especial da Semana da Mulher com a Segunda de Lei. O bar recebe o grupo Palha no Vendaval, acompanhado por Cacau Moraes e Ah Pariz. A roda de samba começa às 19h30, mas o bar abre às 17h. O couvert artístico custa R$ 10,00. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.