Uma semana para pensar a colaboração científica entre a USP e a França

A Semana Franco-Uspiana acontece até sexta-feira, dia 23 de setembro, com simpósios, conferências e mesas-redondas gratuitas e com transmissão on-line

19/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 23/09/2022 as 19:53
A abertura da Semana Franco-Uspiana aconteceu no dia 19 de setembro, na Sala do Conselho Universitário – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“A Missão Francesa teve um importante papel no início da USP, em 1934, mas essa história não pode parar por aí. A França é a maior parceira da USP em termos de cooperação internacional, em todos os parâmetros utilizados – recepção de professores visitantes, ida de pesquisadores ao exterior e publicação conjunta. As boas relações com a França se mantêm ativas desde a nossa fundação, e essa semana mostra que nossos laços podem ser ainda mais estreitos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.

Organizada pelo Consulado-Geral da França em São Paulo, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), a Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica acontece entre os dias 19 e 23 de setembro, com atividades gratuitas.

O cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, fez questão de ressaltar que “a expressão franco-uspiana fala por si, é tudo o que liga a França à USP desde 1934, especialmente nas humanidades. Nossos professores e pesquisadores trocaram, conversaram, colaboraram, discutiram e discordaram, escreveram juntos, foram convidados uns dos outros, cruzando o Atlântico inúmeras vezes, nos dois sentidos. As perspectivas para novas colaborações são ricas e nós as apoiamos enfaticamente”.

Semana Franco-Uspiana

Uma semana de simpósios, conferências e mesas-redonda, com a proposta de promover a reflexão sobre as trocas científicas, culturais, econômicas e políticas entre franceses e brasileiros e, especialmente, as relações da França com a USP.

+ Mais

Semana de eventos traz experiências de cooperação científica entre Brasil e França

“A constituição de relevantes acervos bibliográficos e culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico são duas preocupações que unem França e USP no fomento do conhecimento científico. Acreditamos que compartilhar a defesa da cultura e da ciência, com instrumentos que estarão presentes ao longo desta semana, é decisivo para alcançar um futuro melhor”, afirmou o diretor da BBM, Alexandre Macchione Saes.

O diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, lembrou que “o conhecimento é o objeto da Universidade e, nesse momento em que a USP se reposiciona no cenário brasileiro, surgem perguntas importantes, como: que tipo de conhecimento é esse, como ele é gerado, para quem ele é produzido e como ele pode ser transladado para bens e serviços que beneficiem a sociedade?”

A cerimônia de abertura da Semana também contou com a participação do presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncin Proença, e das duas curadoras do evento, a professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Marisa Midori Deaecto, e a adida para a Ciência e Tecnologia do Serviço de Cooperação para Ação Cultural do Consulado, Nadège Mezié.

As atividades presenciais da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica serão realizadas presencialmente na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, e na Sala Alfredo Bosi, na sede do IEA. Os eventos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo site do IEA. As atividades também serão transmitidas on-line pelo Canal do IEA.