Participaram da visita o vice-diretor do Museu Paulista, Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira; o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; o governador Rodrigo Garcia; o prefeito Ricardo Nunes; o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a diretora do museu, Rosária Ono - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Patrocinadores visitam o Novo Museu do Ipiranga

Museu será reinaugurado em setembro com prédio reformado, o dobro da área construída e 12 exposições com itens de acervo inteiramente restaurados

 19/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/09/2022 as 16:36

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Adrielly Kilryann

O governador Rodrigo Garcia, o prefeito Ricardo Nunes e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior acompanharam representantes das empresas e instituições patrocinadoras em uma visita às obras do Novo Museu do Ipiranga. Com a restauração do Edifício-Monumento concluída e a construção do Edifício Ampliação em estágio avançado, o museu se prepara para a reinauguração, prevista para o dia 7 de setembro.

“Toda universidade de sucesso no mundo conta com uma forte parceria com o Estado e com a sociedade, e a USP busca cada vez mais esse caminho. Aqui no Museu Paulista, por exemplo, essa parceria foi muito feliz, garantindo a obtenção de recursos para a reforma e ampliação do museu. O resultado desse trabalho será entregue à sociedade brasileira para a comemoração do bicentenário da nossa Independência”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior observa as obras do Museu Paulista - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O governador Rodrigo Garcia agradeceu o apoio de todos os patrocinadores que acreditaram no projeto. “Ainda no começo do nosso mandato, recebemos uma demanda da USP para apoiar a restauração do Museu do Ipiranga. Desde então, o governo estadual tem mobilizado a sociedade para concretizar esse projeto e agora estamos vendo a materialização desse sonho”, afirmou o governador.

Após a visita, as autoridades e os representantes dos patrocinadores se reuniram com o Comitê Gestor do Novo Museu do Ipiranga, no Salão Nobre do museu, para compartilhar dados atualizados sobre o empreendimento.

As obras do edifício Ampliação devem ser concluídas no final de agosto - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Bicentenário da Independência

Segundo o Comitê Gestor do Novo Museu do Ipiranga, as obras seguem de acordo com o cronograma e a inauguração está prevista para o dia 7 de setembro de 2022, data do bicentenário da Independência.

+ Mais

Museu do Ipiranga conclui obras de restauro de seu edifício-monumento

“Esse é o maior projeto cultural atualmente em andamento no Brasil e isso não teria acontecido sem o apoio de vários setores da sociedade que acreditaram no projeto. Esse é o caminho que nós queremos para o Brasil”, afirmou o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, que lembrou que a visita aconteceu no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

A restauração do Edifício-Monumento foi concluída em abril e, agora, o espaço começa a ser preparado para receber as 12 exposições que marcarão a reinauguração do museu. Já as obras de ampliação estão 70% concluídas, com previsão de entrega no final do mês de agosto. Localizado no subsolo, em frente ao Edifício-Monumento, o Edifício Ampliação abrigará a nova entrada, bilheteria, auditório para 200 pessoas, espaço educativo, café, loja e sala de exposição temporária.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, fez questão de informar que “da parte da Prefeitura, já estão avançadas as obras de reativação do chafariz, a restauração do Jardim Francês e a recuperação do córrego do Ipiranga, além de melhorias na iluminação, calçamento e paisagismo do entorno”.

 

Jardim Francês - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Parceiros e patrocinadores

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura e contam com os seguintes parceiros e patrocinadores: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Santander, Banco Safra, Honda, Raízen, Postos Ipiranga, Shell, Gerdau, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Novelis, B3, GHT, Nortel, Dimensional, Goldman Sachs, Rede D’Or e Too Seguros. O custo da reforma é estimado em R$ 211 milhões.

A gestão do projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (Fusp).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.