Mesa de Lançamento sobre o livro “A Razão Gráfica Missioneira”

Evento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP promove discussão e divulgação da obra com convidados especiais em transmissão on-line e gratuita no YouTube

 16/08/2022 - Publicado há 2 anos

 

Imagem de divulgação – FFLCH/USP

 

Nesta quarta-feira (17), o Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove um evento on-line, com debatedores e convidados estrangeiros, para o lançamento do livro A Razão Gráfica Missioneira: escrita e cartografia indígena nas Reduções da América colonial, dos autores Eduardo S. Neumann e Artur H. F. Barcelos, que também estarão na mesa de lançamento.

A obra descreve a mistura entre as culturas europeia e indígena do grupo Guarani nas missões jesuíticas do período colonial. No livro, a experiência vivida pelo nativo brasileiro com seu estrangeiro influencia drasticamente sua percepção do território e a linguagem cartográfica por ele expressa em seus registros, tornando isso símbolo de resistência e defesa de seus interesses enquanto comunidade. Os jesuítas, por sua vez, trouxeram conhecimentos de matemática, economia e outros assuntos e os repassaram aos indígenas. De acordo com os escritores, esse contato foi tão intenso que os indígenas Guarani foram os únicos da América do Sul a produzir registros cartográficos acerca dos locais em que seu grupo habitava, principalmente após a saída dos jesuítas.

O evento será transmitido on-line, gratuitamente, pelo canal da FFLCH no YouTube, das 16h30 às 18 horas, com participação de Guillermo Wilde, da Universidad Nacional de San Martin (UNSAM), na Argentina, Thomas S. Haddad, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, e Iris Kantor, do Departamento de História da FFLCH. De acordo com os organizadores, será uma discussão entre os convidados, com análises e perguntas feitas sobre a obra – havendo a possibilidade de abrir o espaço para dúvidas vindas do público que estiver assistindo. Não é necessário fazer inscrição prévia e não será disponibilizado certificado ao final da transmissão.

Mais informações: Iris Kantor, no Departamento de História – FFLCH; ikantor@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.