Curso vai ensinar a produzir pequenas peças teatrais para rádio

Aulas serão dadas de 15 de agosto a 19 de setembro, sempre às segundas-feiras, pela radialista Cynthia Gusmão

10/08/2022 - Publicado há 2 anos
Com aulas teóricas e práticas, curso abordará temas como a arte sonora na dramarturgia dos séculos 20 e 21 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A radialista e pesquisadora Cynthia Gusmão vai apresentar a partir deste mês o curso Laboratório Sonoro de Escrita Cênica, que tem como objetivo ensinar a produzir pequenas peças de teatro para o rádio. O curso acontece no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, em São Paulo, de 15 de agosto a 19 de setembro, sempre às segundas-feiras, das 19 às 21 horas. Doutora em Filosofia pela USP, Cynthia é uma das produtoras do podcast Arte no Rádio, veiculado pela Rádio USP (93,7 MHz), que em quatro episódios traz adaptações de peças de teatro modernistas para o rádio (disponível neste link. Clique aqui para ouvir).

A radialista e pesquisadora Cynthia Gusmão – Foto: Cultura FM

O curso prevê a criação de peças sonoras breves a partir do material que será ministrado nas aulas. Para a gravação das peças serão utilizadas ferramentas como celulares e softwares gratuitos, como Oceanaudio e Audacity, entre outros.

O programa do curso inclui os seguinte itens: 1. Arte sonora no quadro da arte contemporânea, especialmente das dramaturgias dos séculos 20 e 21; 2. Soundesign: pontos de audição, fluxo, montagem, justaposição e perspectiva; 3. Musicalidade como dispositivo de desconstrução da linguagem dramática (polifonia, suspensão/resolução, patterns, polirritmia e transparência, deslizamentos sonoros do tempo e do espaço); 4. Arqueologia de palavras (opacidade, saturação, brilho, palavras minadas); 5. Técnicas de enunciação vocal (cesura, textura, paralinguismo) no contexto  da narração, descrição, relato, fluxo de consciência, monólogo/diálogo, ritmo.

Cynthia Gustmão foi apresentadora, roteirista e diretora de programas da Rádio Cultura FM de São Paulo entre 1996 e 2012. De 2015 a 2021, foi coordenadora musical da mesma emissora. Em 2000, recebeu prêmio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo pelo roteiro radiofônico experimental Ouvidos e Caracóis – Os Labirintos da Audição. No mesmo ano, foi premiada na Bienal Internacional de Rádio, no México, com o programa radiofônico Paisagens Sonoras do Brasil. Atualmente faz pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O curso Laboratório Sonoro de Escrita Cênica, com Cynthia Gusmão, acontece de 15 de agosto a 19 de setembro, sempre às segundas-feiras, das 19 às 21 horas, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, São Paulo). Curso presencial. As inscrições podem ser feitas até este domingo, dia 14, através deste link (clique aqui), ou no dia do início do curso, se houver vaga, no CPF. Preço: R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, estudantes e professores da rede pública, com comprovante) e R$ 15,00 (credencial plena: trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes).