Instituto em São Carlos reúne ex-alunos e professores para comemorar 20 anos de doutorado

335 teses de doutorado já foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional

17/11/2016 - Publicado há 7 anos

Eles já defenderam 335 teses de doutorado e têm exercido um papel relevante em empresas e instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Reunir esses ex-alunos e professores para comemorar os 20 anos de criação do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional é o objetivo de um evento que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, nos próximos dias 25 e 26 de novembro.

“Os doutores que se formam no ICMC têm atuado na criação de diversos outros programas de pós-graduação no Brasil e na América Latina”, revela o atual coordenador do Programa, professor Adenilso Simão. Hoje, 281 doutores estão matriculados no Programa e atuam em grupos de pesquisa que contam com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de pesquisas de ponta. Desde a matrícula do primeiro doutorando, realizada no dia 13 de fevereiro de 1996 e da defesa da primeira tese, ocorrida no ano 2000, o Programa vem passando por um processo de desenvolvimento e evolução, que foi reconhecido na última avaliação trienal (2013) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quando recebeu a nota 6 – sendo que a nota máxima dada pela instituição é 7.

Uma apresentação do Coral da USP em São Carlos acontecerá na sexta-feira, 25 de novembro, às 13h15, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC, marcando o início do evento em comemoração aos 20 anos do doutorado. Logo depois, haverá palestras do professor Adenilso e de ex-coordenadores do Programa, bem como uma mesa redonda com ex-alunos. Às 19 horas, é a vez do grupo amador de música erudita Ad Libitum se apresentar. Sete músicos compõe o grupo: Carlos Ribeiro (violino), Marcelo Ribeiro (violino), Newton Cury (flauta soprano), Fátima Vianna (flauta contralto), Christian Folz (flauta transversal), Iza D’Anciães (violocelo) e Maria Inez Botta (piano). As comemorações do primeiro dia se encerram com um churrasco.

No dia seguinte, sábado, as atividades recomeçam às 10 horas com uma palestra do pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr, seguida de uma apresentação retrospectiva e prospectiva sobre o Programa. Logo depois, um brunch finaliza o evento.

Para participar das atividades, é preciso preencher o formulário de inscrição disponível neste link, bem como pagar a taxa de inscrição (R$ 15,00) e as demais taxas, caso queira aderir ao churrasco (R$ 32,00) ou ao brunch (R$23,00).

Mais informações: (16) 3373.9622, email eventos@icmc.usp.br