USP está entre as 50 melhores do mundo em cinco áreas de concentração

O Global Ranking of Academic Subjects avaliou mais de 5 mil universidades, em 54 áreas de concentração

19/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/07/2022 as 16:25
Fotomontagem por Adrielly Kilryann com imagens de Cecília Bastos/USP Imagens

A consultoria chinesa Shanghai Ranking divulgou hoje, dia 19 de julho, o Global Ranking of Academic Subjects, que avaliou mais de 5 mil universidades de 96 países. Ao todo, foram consideradas 54 áreas de concentração, agrupadas em cinco grandes áreas: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

A USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em cinco áreas de concentração: Odontologia (15º), Engenharia de Alimentos (16º lugar), Ciências Agrícolas (18º), Veterinária (31º) e Matemática (45º).

Em outras três áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia, Ecologia e Engenharia de Minas.

As melhores posições são ocupadas por universidades dos Estados Unidos – as norte-americanas estão na primeira colocação em 32 das 54 áreas –, seguidas por universidades chinesas e europeias. A Universidade de Harvard foi a instituição que mais se destacou, ocupando 16 vezes o primeiro lugar.

O ranking analisa os dados bibliométricos, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no InCities; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.

O Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Confira a colocação dos cursos da USP no Global Ranking of Academic Subjects 2022: