Cigarro continua sendo o vilão para doenças pulmonares

O dia 16 de novembro é lembrado como o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ( DPOC)

 16/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 21/11/2016 as 11:39
Por

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a junção do enfisema com bronquite, acomete pacientes acima dos 40 anos de idade e pode levar à morte

 

Provavelmente você nunca ouviu falar dessa doença, mas com certeza já ouviu falar do enfisema e da bronquite. Pois muito bem, junte os dois e o resultado da equação é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Quanto mais velha fica a pessoa aí surge a doença que é resultado de anos de tabagismo. Isso mesmo, o cigarro é o único vilão dessa história toda.

O pneumologista Elcio Viana, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, deu entrevista ao repórter Ferraz Junior. Ele falou sobre a doença, prevenção e tratamento e analisou a prevalência na população brasileira.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.