“Cabe à USP e à FCFRP reafirmarem os valores do iluminismo contra o obscurantismo”, diz novo diretor

O professor Sérgio Akira Uyemura tomou posse junto com a nova vice-diretora da Faculdade, Mônica Tallarico Pupo, no dia 1º de abril

04/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 07/04/2022 as 16:50
A cerimônia de posse dos novos dirigentes foi realizada no saguão do Bloco S da FCFRP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Em 2024, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto completará seu centenário. Os progressos e sucessos ao longo desses 100 anos foram frutos da comunidade acadêmica. Caberá à nossa comunidade acadêmica atual mostrar que aprendemos com a nossa história e deixar uma herança para as próximas gerações de farmacêuticos”.

Assim o novo diretor da FCFRP, Sérgio Akira Uyemura, deu início a seu discurso na cerimônia de sua posse, junto com a nova vice-diretora da Faculdade, Mônica Tallarico Pupo, realizada no dia 1º de abril, no campus da USP em Ribeirão Preto.

Dentre os desafios da nova gestão, Uyemura abordou a necessidade da reposição do corpo docente e de servidores técnicos e administrativos e destacou que “ao longo dos próximos quatro anos, podemos [junto com a Reitoria] construir muitas pontes e contar com o apoio da nova Administração Central para equacionar os problemas e voltarmos a crescer”.

“Cabe à USP e à FCFRP, como uma de suas Unidades, reafirmarems os valores do iluminismo contra o obscurantismo através dos pilares que sustentam esta Universidade: através da pesquisa, que nos proporciona liberdade de pensar e criar novas teorias; através do ensino, que nos proporciona a igualdade de oportunidades, independentemente de raça, credo ou condição socioeconômica; e através da cultura e da extensão, que permite levar a fraternidade e a melhora de vida a nossos semelhantes”, afirmou o diretor.

Ecossistema da inovação

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior falou sobre o papel da Universidade da sociedade e o impacto social de suas atividades. “Uma das formas mais importantes de nosso relacionamento com a sociedade, e esse é um dos temas caros a esta Unidade, é a inovação. Estamos fazendo uma proposta, que deve ser avaliada na próxima reunião do Conselho Universitário, que é o rearranjo da inovação, que será elevada ao nível de uma pró-reitoria adjunta dentro da Pró-Reitoria de Pesquisa”, considerou.

Carlotti mencionou o projeto de institucionalização das estruturas da Agência USP de Inovação e do Centro de Inovação da USP (InovaUSP), que farão a fazer parte de um ecossistema de inovação na Universidade e estarão ligados a essa nova pró-reitoria. Também deverão ser criados dois novos Centros de Inovação InovaUSP, um no campus de Ribeirão Preto e outro em São Carlos.

“Estamos elevando o nível político e institucionalizando a inovação, criando estruturas para que ela seja estimulada e facilitada. Estamos trabalhando também em uma mudança regimental, da nossa legislação, para facilitar a nossa inovação”, disse.

(Da esq. p/ dir) Os professores Sérgio Akira Uyemura, Mônica Tallarico Pupo e Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Quem são

Sérgio Akira Uyemura possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela FCFRP (1988), Mestrado (1992) e Doutorado em Bioquímica (1995). Realizou pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1999), onde foi várias vezes professor visitante. Foi livre-docente (2001) e, desde 2008, é professor titular do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas. É bolsista em produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1997 e membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do MCTI.

Foi presidente da Comissão de Pesquisa da FCFRP (2009-2014) e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (2013-2017), foi coordenador dos Projetos CT-INFRA/FINEP/USP (2009-2015) e coordenador de Assuntos de Biotério da USP (2009-2017). Possui experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioenergética e Metabolismo e Biologia Molecular aplicada à Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Componentes mitocondriais em fungos; Estudos do movimento de cálcio em fungos e Expressão heteróloga de proteínas em leveduras.

Mônica Tallarico Pupo possui graduação em Farmácia pela FCFRP (1990) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Fez pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos e na Harvard Medical School, nos Estados Unidos. É professora titular da FCFRP, onde ingressou em 1998 como professora doutora.

Coordena e coordenou projetos financiados pela Fapesp, Capes-DGU e CNPq, incluindo cooperações internacionais. Coordenou projeto temático internacional financiado pela Fapesp (BIOprospecTA-BIOTA) e FIC-NIH (2014-2020), que possibilitou o estabelecimento no Brasil do primeiro ICBG – International Biodiversity Cooperative Group – envolvendo a colaboração com a Harvard Medical School e University of Wisconsin-Madison.

Coordena um projeto CNPq/MS/NIH com a Northeastern University visando à descoberta de antibióticos. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP. Foi membro da Câmara de Avaliação (CaA) e do Conselho de Pós-Graduação (CoPGr) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (2018 a 2022). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Produtos Naturais e Química Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: micro-organismos simbiontes, produtos naturais, ecologia química envolvida em relações inter-específicas.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.