Censura versus orientação ideológica

Carlos Eduardo Lins da Silva faz essa distinção a propósito do que ocorreu no Lollapalooza, que considera censura, e que não é o mesmo que orientação ideológica, caso de quando um jornal se recusa a publicar um artigo que vai contra sua linha editorial

 04/04/2022 - Publicado há 2 anos

 

Logo da Rádio USP

Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre o editorial do New York Times. O motivo de tanta polêmica é que o jornal alega que os americanos estão perdendo o direito de falar o que pensam e expressar suas opiniões em público sem ter medo de retaliação ou de se sentirem rejeitados. O editorial dá ênfase à cultura do cancelamento.

Para o professor, essas questões de cancelamento e medo de expressar  opiniões não se restringem somente a um único país. Elas se reproduzem em diversos países e o Brasil não é exceção. Ele cita como exemplo o caso de um artigo não ser publicado por ser considerado ruim e acharem que isso seja um ato de  censura. “Para mim, a palavra censura deve ser usada com mais discernimento, no sentido estrito a liberdade de expressão, liberdade de imprensa. No caso do Lollapalooza, houve censura porque um membro do Estado, no caso um juiz, resolveu proibir em um show de música que os artistas expressassem suas preferências políticas. “No caso de um veículo de comunicação não publicar um artigo por achar estar em desacordo com sua linha editorial, não pode ser chamado de censura e sim de orientação ideológica”, ressalta Lins da Silva.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.