Descuido com fatores de risco leva ao aumento dos casos de AVC em jovens

Riscos são potencializados pela obesidade, dislipidemia, diabete e hipertensão descontrolada, decorrentes do sedentarismo e alimentação inadequada

 29/03/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Ainda que a maior parte dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) aconteça em idosos, estudos epidemiológicos recentes realizados no Brasil mostram um aumento de casos em jovens. Segundo o professor Octávio Pontes Neto nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, 25% dos casos de AVC acontecem em pessoas abaixo dos 60 anos e um estudo recente da Associação Americana do Coração identificou que mulheres com 35 anos ou menos são 44% mais propensas a terem um AVC isquêmico do que homens.

De acordo com o professor, esse aumento pode ser explicado pelo crescimento da prevalência dos fatores de riscos cardiovasculares na população mais jovem. Pessoas que apresentam obesidade, dislipidemia, diabete e hipertensão descontrolada, causados pelo excesso de gordura e sal na alimentação diária e o sedentarismo, são mais propensas a sofrerem um AVC.

Pontes Neto também reforça que até 90% dos casos de AVC podem ser evitados através do controle desses fatores de risco. Praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e manter uma alimentação saudável e balanceada são exemplos de atitudes que ajudam a diminuir os riscos do AVC, principalmente em jovens.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.