Atualização em 13 de junho de 2017: a pesquisa foi publicada na revista científica Cell.
O tecido adiposo – onde a gordura fica armazenada no nosso corpo – tem um limite. Se a pessoa engorda demais, pode provocar uma inflamação. Essa é a reação do sistema imunológico para conter o excesso de gordura que escapa das células.
O problema é que o processo tem um efeito dominó, inflamando também as células de gordura e, depois, o corpo todo. Algumas doenças estão associadas a esse mecanismo da obesidade, como o diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e cânceres.
Novo mecanismo
Em busca de “descobrir a cura das doenças”, a biomédica Angela Castoldi estudou a relação entre o sistema imunológico e o tecido adiposo. Um dos resultados foi a descoberta de um novo mecanismo de inflamação na obesidade.
Na playlist preparada pelo Ciência USP, Angela conta como conseguiu fazer camundongos não engordarem e qual foi a descoberta que colocou em cheque o conceito de vilã da inflamação:
[embedyt] http://www.youtube.com/embed?layout=gallery&listType=playlist&list=PLwA0zWYFcS_iCTOtoKPzj9BwgLE9rclkD&layout=gallery[/embedyt]
Prêmio
A pesquisa de doutorado venceu o prêmio Tese Destaque USP 2016 na categoria ciências biológicas. Foi realizada no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, sob orientação do médico Niels Olsen Câmara e com colaboração da bióloga Marilia Seelaender.