Evento da Universidade Zumbi dos Palmares e Poli USP debate aspectos estruturais do racismo

Encontro marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e terá transmissão pelo Canal da Poli no Youtube

18/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/05/2022 as 11:54
Evento marca Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial – Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo

.
A Universidade Zumbi dos Palmares e a Escola Politécnica (Poli) da USP promovem, no próximo dia 21 de março, às 20h, um evento que marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Com palestras gratuitas de diversas personalidades da área de educação, tecnologia, justiça e saúde pública, o encontro terá transmissão on-line pelo Canal da Poli no Youtube e as inscrições podem ser feitas
neste link.

O evento pretende colocar em discussão os diferentes aspectos e facetas da discriminação: racismo e educação, racismo e tecnologia, racismo e justiça, e racismo e saúde. “Coloca assim em foco aspectos estruturais do racismo, que transcendem manifestações individuais – que obviamente também precisam ser coibidos”, explica o professor da Poli José Reinaldo Silva, que participa da organização do evento.

Participam da mesa de abertura o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e o diretor da Poli, Reinaldo Giudici. Entre os palestrantes estão Ronaldo Mota, diretor do Instituto Turing, para falar sobre Racismo e Educação; Marcio Roberto da Silva Oliveira, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, para abordar o tema do Racismo e Tecnologia; José Vicente, reitor da Zumbi, falará sobre Racismo e Justiça; e Merlin de Souza, doutoranda da USP, vai abordar o tema Racismo e Saúde.

O dia 21 de março foi definido pela ONU como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em referência ao massacre de 69 civis, além de mais de 186 feridos na cidade de Sharpeville, África do Sul, pelas forças do Apartheid. O evento marcou o recrudescimento da revolta mundial contra este sistema, e a data marca ainda a postura que a discriminação é um problema social (assim como a discriminação racial, de gênero, opção sexual, nacionalidade e todos os tipos). “No caso da discriminação racial há também uma herança cultural de centenas de anos de escravidão direcionada especificamente contra os negros; a escravidão em geral é uma chaga que acompanha o próprio desenvolvimento da humanidade”, detalha Silva.

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Dia: 21 de março de 2022 (segunda-feira)
Horário: 20h -21h30
Transmissão on-line: Canal da Poli no Youtube