Falta um programa efetivo para combater o consumo de álcool nas escolas

João Paulo Lotufo alerta que os políticos precisam perder o medo de legislar e aplicar regras com punição exemplar para retirar o consumo de álcool em locais públicos, como ocorreu com o tabaco

22/02/2022 - Publicado há 2 anos

lotufo

Logo da Rádio USP

A lei 10.990/2001 completa 20 anos na divulgação do combate ao álcool nas escolas. O objetivo é inserir no conteúdo programático das escolas públicas do Estado o tópico Perigos e prevenção do alcoolismo, para diminuir a incidência de casos na sociedade. O fato é que “palestras” pouco podem acrescentar a esses menores, justamente porque ocorrem apenas uma vez ao ano.

Para retirar o impacto do álcool entre jovens é preciso usar um formato como o que foi feito com o consumo do tabaco, modelo no qual o Brasil é vitorioso nessa luta antitabaco, quando saiu dos 30% de fumantes para 9,8%.

Entre as medidas a serem adotadas estão a proibição de propaganda de bebida em horário no qual as crianças estão assistindo televisão, proibir o consumo de álcool em parques públicos, punição exemplar para quem vender bebidas para menores, entre outras.

O que se percebe é um medo de legislar por parte de deputados e vereadores. É preciso acabar com as festas open-bar, por exemplo, para diminuir o impacto social da bebida nas cidades.

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.