Cursinho pré-vestibular gratuito na USP inscreve novos alunos e professores voluntários

Processo seletivo de novos alunos para o Cursinho da FFLCH é realizado por análise socioeconômica; inscrições vão até o dia 1º de março

17/02/2022 - Publicado há 2 anos
Aula no Cursinho da FFLCH – Foto: Divulgação / Cursinho FFLCH

.
O Cursinho da FFLCH, mantido por alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é uma das oportunidades de curso preparatório para o vestibular para os estudantes de baixa renda. A inscrição para turmas de 2022 pode ser realizada pelo formulário on-line até o dia 1º de março.

São aceitas inscrições de candidatos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio ou que já o concluíram, e a seleção é feita pela análise socioeconômica (não há aplicação de prova). As aulas são gratuitas, há apenas uma taxa de matrícula no valor de R$ 50. Esse valor vai depois ser usado para pagamento das taxas de inscrição dos principais vestibulares para estudantes que não conseguirem a isenção do valor e não puderem arcar parcial ou integralmente com seus custos. O manual com todas as orientações está disponível neste link.

O cursinho possui três turmas: a semanal, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h20; a turma de sábado, com aulas todos os sábados, das 8h às 18h; e a turma EAD, que de segunda a quinta-feira acompanha aulas gravadas e participa de encontros semanais das 19h às 21h45.

As aulas oferecem revisão dos conteúdos básicos das disciplinas do ensino médio direcionadas para os cursos vestibulares, além oferecer outras atividades que visam à formação do senso crítico.

A divulgação dos aprovados será no dia 19 de março, na página do Cursinho da FFLCH no Facebook e através do e-mail informado no questionário quando da inscrição. O início das aulas está previsto para o dia 21 de março, para a turma da semana e EAD, e dia 26 para a turma de sábado.

Inscrição para professores voluntários

O Cursinho da FFLCH também está recebendo até o dia 1º de março inscrições de professores voluntários em várias disciplinas, nas modalidades presencial e de educação a distância. Não é necessário ter experiência em sala de aula. O edital com mais informações está disponível clicando aqui.

O formulário de inscrição de professores está neste link.

Concluintes do ensino médio podem se inscrever neste formulário on-line.

Fundado em 2015, o objetivo do Cursinho da FFLCH é dar oportunidades para que pessoas econômica e socialmente desfavorecidas possam ingressar no ensino superior, além de servir como um meio de troca do saber entre a Universidade e a comunidade.

Contatos: Facebook | Instagram | Site oficial | cursinhodafflch@gmail.com

.