Vai prestar vestibular? Cursinho gratuito na Zona Leste está com vagas abertas

Cursinho Popular EACH USP está com inscrições abertas para a turma de 2022; aulas gratuitas voltam a acontecer presencialmente na Zona Leste de São Paulo

 01/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/05/2023 as 20:50
Alunos em aula no Cursinho EACH USP, antes da pandemia – Foto: Divulgação/CPE

.
O Cursinho Popular EACH USP (CPE), mantido por alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, está com inscrições abertas para o 1º semestre de 2022. Serão oferecidas 120 vagas para as turmas do matutino e vespertino, com aulas ministradas presencialmente na Zona Leste de São Paulo. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até o dia 12 de fevereiro, através de um
formulário on-line

Podem participar da seleção pessoas de qualquer idade que já concluíram o ensino médio ou que estão atualmente matriculadas no 3° ano, com previsão de conclusão para o fim deste ano. É necessário residir no Estado de São Paulo e ter acesso à internet para se inscrever. 

Com o objetivo de fornecer maiores chances de ingresso no ensino universitário público a estudantes que se encontram em estado de vulnerabilidade social, o processo seletivo do CPE prioriza estudantes de baixa renda. Assim, 70% da pontuação para a classificação do candidato é composta de uma avaliação socioeconômica, e os outros 30%, por uma prova formulada pela instituição. Além disso, 70% das vagas são reservadas para estudantes pretos, pardos e indígenas. Pessoas trans recebem acréscimo na pontuação da avaliação socioeconômica.

O Cursinho Popular da EACH-USP abre anualmente duas turmas (Vespertino e Noturno) de 60 estudantes cada – Foto: Reprodução/ CPE

.
Ao longo do ano letivo de 2022, os alunos terão acesso a aulas de Biologia Celular e Geral, Física Óptica, Elétrica e Geral, Geografia Física e Humana, Gramática, História do Brasil e Geral, Inglês, Literatura, Matemática (Álgebra e Geometria), Química Orgânica e Geral, e Redação, com o foco nos vestibulares da Fuvest e Enem. Em conjunto com as disciplinas, também são oferecidos plantões para a correção de exercícios e esclarecimento de dúvidas nas áreas de Humanidade, Língua Portuguesa, Ciência da Natureza, Física e Matemática. 

Todas as atividades oferecidas pelo cursinho são gratuitas e, a princípio, irão acontecer presencialmente na EACH, localizada na Rua Arlindo Béttio, 1000, no bairro de Ermelino Matarazzo, São Paulo. Tendo em vista o contexto da pandemia da covid-19, o CPE esclarece que as aulas poderão voltar para o formato on-line a qualquer momento. Nesse caso, elas serão realizadas pela plataforma Google Meet.

Calendário do processo seletivo:

Inscrição e envio dos documentos: 30/01 a 12/02 (Acesse aqui o formulário de inscrição)
Aplicação da prova de seleção on-line: 12 e 13/02 ou 19 e 20/02
Resultado da 1° Chamada: 14/03
Confirmação de matrícula: 21 e 22/03.

Clique aqui para acessar o manual do processo seletivo.

Saiba mais: www.cursinhoeach.com.br
Facebook: www.facebook.com/CursinhoPopularEACH
Grupo de tira-dúvidas no Whatsapp: https://bit.ly/GrupoDuvidasTurmas2022

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.