São empossados os novos diretores e vice-diretores da FZEA e da FDRP

No dia 13 de dezembro, foram realizadas as cerimônias de posse da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

14/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/12/2021 as 17:19
[A partir da esquerda] Elisabete Maria Macedo Viegas, Pedro Vitoriano de Oliveira, Antonio Carlos Hernandes, Carlos Eduardo Ambrósio e Carlos Augusto Fernandes de Oliveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Somos uma unidade que estuda o genoma, a saúde animal, o ambiente agropecuário, a produção de alimentos para os consumidores, sempre com qualidade física e química, e toda uma engenharia alimentícia voltada para a população. Essa é a FZEA”, afirmou Carlos Eduardo Ambrósio em seu discurso de posse como o novo diretor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

Ambrósio e o vice-diretor Carlos Augusto Fernandes de Oliveira tomaram posse oficialmente ontem, dia 13 de dezembro, em uma cerimônia que contou com a presença de dirigentes, docentes, pesquisadores e funcionários da Universidade, além de familiares e amigos.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes representou o reitor Vahan Agopyan, que não pôde estar presente na cerimônia, mas enviou um vídeo parabenizando os novos dirigentes.

Hernandes aproveitou para fazer um balanço da atual gestão reitoral, que se encerra no dia 25 de janeiro, e lembrou as dificuldades enfrentadas, especialmente a pandemia. “Agora, estamos em outro momento. Acreditamos que, a partir de março, poderemos retornar às atividades presenciais. Sofremos muito nesses meses, aprendemos muito e agora somos capazes de fazer mais e melhor”, afirmou o vice-reitor.

Durante a cerimônia de posse também foi realizada a entronização do quadro com a foto da ex-diretora Elisabete Maria Macedo Viegas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O vídeo da cerimônia de posse dos novos dirigentes da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos está disponível no Canal da FZEA no YouTube.

Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

No período da tarde, foi a vez de Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho e Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua tomarem posse como os novos diretor e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP).

[A partir da esquerda] Maísa Souza Ribeiro, Pedro Vitoriano de Oliveira, Antonio Carlos Hernandes, Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua e Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Integramos algo muito maior do que nós e somos melhores por participar deste grande empreendimento comum. Não há tarefa mais importante e urgente do que a educação, que torna possível construir prédios, meios de transporte, vacinas, artes, a vida política e cidadã. A educação torna tudo possível na medida em que constrói pessoas, forjando futuros e ressignificando o passado. Conscientes dessa tarefa, eu e o professor Ponzilacqua assumimos novas responsabilidades, participando deste imenso empreendimento comum”, afirmou o novo diretor.

Coelho também falou sobre as metas de sua gestão e alertou para a necessidade de defender a democracia, a Constituição, os direitos, a imprensa livre, a ciência e a Universidade.

“A USP é uma universidade de excelência e cada diretor é um parceiro da administração central. Vocês, que estão assumindo agora têm a tarefa de ajudar não só no desenvolvimento da faculdade e deste campus, mas da Universidade. A USP enfrentará desafios nos próximos anos e precisaremos estar unidos para continuar avançando”, afirmou o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes.

O reitor Vahan Agopyan, que participou da cerimônia virtualmente, lembrou que “a FDRP está tendo sua maturidade reconhecida e pela primeira vez terá uma dupla de diretores que são docentes oriundos da própria faculdade”. Agopyan também reforçou “a necessidade de a USP saber lidar com agressões externas. Em um futuro próximo não serão as restrições financeiras os principais entraves da Universidade, mas sim agressões à ciência, ao conhecimento, ao desenvolvimento e à pesquisa”.

O vídeo da cerimônia de posse dos novos dirigentes da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto está disponível no Canal da FDRP no YouTube.